Base Comunitária de Segurança de Conquista garante campeões

atlanta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Carro- chefe do programa Pacto pela Vida (PPV), as Bases Comunitárias de Segurança (BCS), além dos projetos educacionais que aproximam a polícia de comunidades carentes, têm se mostrado reveladoras de grandes esportistas. Depois dos campeões no boxe (BCS/Fazenda Coutos) e do karatê (BCS/Rio Sena), cinco alunos do projeto “Luta Cidadã-Jiu-Jitsu”, coordenado pela BCS de Vitória da Conquista, em parceria com a Pastoral do menor Nossa Senhora das Graças, ganharam medalhas na Copa Black Belt, realizada no dia 7 de junho de 2015, naquele município.

Os alunos Arthur Sousa, 13 anos, e David Silva, 14, conquistaram o topo do pódio, nas categorias infantojuvenil e juvenil, respectivamente. Já Diogo Santos (infantojuvenil), 13, e Paulo Sérgio (infantil), 11, ficaram em segundo lugar nas suas categorias, além de Jaílson Santos, que levou pra casa a medalha de bronze na disputa da categoria infantil.

“Estimulamos sempre nossas crianças para o caminho do bem, através de atividades lúdicas como as artes marciais”, ressaltou o comandante da BCS de Vitória da Conquista, capitão PM Hilderim dos Santos Tomaz.  Explicou ainda que o projeto já dura 10 meses, atende a crianças e adolescentes entre oito e 14 anos, com o intuito de ensinar jiu-jitsu, com foco no autocontrole, na disciplina e na cidadania.

As aulas são realizadas três vezes por semana, na pastoral, com cerca de 40 crianças, que se revezam em dois turnos, sempre opostos aos horários escolares. O treinamento é feito pelos profissionais voluntários Omar Maron e Adílson Costa, com a supervisão dos soldados PM Uiliam Alves, Luiz da Costa e Luciano Marques, todos praticantes da arte marcial.

“O principal objetivo do projeto é a prevenção do envolvimento dessas crianças com práticas ilícitas e a construção de uma aproximação saudável entre a polícia e a comunidade”, afirmou Costa.