Vitória da Conquista registra média de 57,37 mm de chuvas nas últimas 96 horas. Volume está dentro do esperado


O Município de Vitória da Conquista registrou, nas últimas 96 horas, uma média de 57,37 mm de chuvas. O bairro com maior índice acumulado, segundo os pluviômetros da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), foi o Patagônia, com 61,40 mm.

Nesta quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a temperatura mínima de 13ºC e máxima de 22ºC, com muitas nuvens, chuva e ventos moderados. Para amanhã (23), há possibilidade de chuvas isoladas, com umidade do ar registrando máxima de 100% e mínima de 60%.

Monitoramento das chuvas

O Comitê Gestor de Crise segue monitorando a situação das chuvas em Vitória da Conquista. Na tarde de ontem (21), a equipe da Compdec realizou vistoria no imóvel da antiga Delegacia de Furtos e Roubos, localizado na Praça Sá Barreto, no bairro Alto Maron, com queda de reboco e falhas no sistema de cobertura em edificação sem uso do local. A avaliação constatou que o imóvel apresenta riscos, sendo necessário o isolamento de toda área do entorno. A Defesa Civil já notificou a Secretaria Estadual de Segurança Pública para que as intervenções necessárias sejam executadas.

Outra intervenção realizada pela Defesa Civil foi o isolamento da área de um muro de um terreno baldio localizado nas proximidades da Avenida Presidente Vargas, bairro Alto Maron, que caiu em cima de um veículo particular. A estrutura já apresentava problemas que foram agravados pelas chuvas.

Neste período chuvoso, a Prefeitura redobra a atenção, prevenção e mitigação de danos à população. Além do monitoramento constante e atendimento a chamados, a população é orientada acerca das medidas preventivas a serem adotadas durante o período chuvoso, como a limpeza de calhas e a escolha de locais seguros para estacionar veículos.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números 199 ou (77) 98856-5070.