Por Marco Ryan
A Petrobras conseguiu junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a concessão para explorar uma área de aproximadamente 2200 Km que inicia no extremo norte do Amapá e vai até o litoral do Rio Grande do Norte. A região também é conhecida como Margem Equatorial, e neste momento, a empresa irá abrir um poço exploratório no local para avaliar os dados geológicos e a viabilidade econômica do local para produção.
Na primeira fase do projeto, o objetivo é explorar o local, e coletar dados sobre a viabilidade econômica de petróleo e gás da região. Caso os resultados sejam positivos, o projeto da empresa é instalar unidades de produção e sondagens.
A produção de petróleo e gás nesta região é vista pelo Ministério de Minas e Energia como essencial, pois a área da Margem Equatorial é uma garantia para o Brasil possuir segurança energética, e assim, não retornar a condição de importador de petróleo.
De acordo com o Ibama, a Petrobras cumpriu todos os pré-requisitos para realizarem a pesquisa no local, seguindo todo o processo de licença ambiental. Especialistas do setor estimam que caso haja a produção de petróleo na região, mais de 300 mil empregos serão gerados, contribuindo nas economias das regiões Norte e Nordeste.