Por: Anna Nazco
No próximo domingo (10), o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima será o palco da edição 2025 do Encontro de Orquestras dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). O evento, com entrada gratuita, contará com duas sessões: às 16h e às 18h.
Doze grupos musicais, entre orquestras, cameratas e filarmônicas, se apresentarão, mostrando a diversidade e o talento das formações que fazem parte do NEOJIBA. Participam do encontro: Camerata Acadêmica do Sertão, Camerata Clariô, Filarmônica Lira Independente de Caetité, Núcleo de Prática Musical Cidade Sol, Orquestra 9 de Novembro, Orquestra Conquista Sinfônica, Orquestra Cultural João Caranha, Orquestra de Cordas Identid’Arte, Orquestra Escola Joias do Sertão, Orquestra Pedagógica de Vitória da Conquista, Orquestra Semeando Compaixão e Orquestra Sinfônica Articultura.
Com o tema “Trilhar com Música, Sonhar em Conjunto”, o encontro reafirma a missão do programa NEOJIBA de promover o desenvolvimento social por meio da prática musical coletiva. O evento é uma oportunidade única para aproximar as orquestras que atuam em rede no estado, estimulando a troca cultural e o fortalecimento da música instrumental entre jovens e crianças.
Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados na bilheteria do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, sendo às 15h para a sessão das 16h, e às 17h para a sessão das 18h, sempre respeitando a capacidade máxima do espaço.
O Encontro de Orquestras 2025 é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Governo da Bahia. O evento conta com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira.