

O Hospital São Vicente de Paulo realizou nesta sexta-feira (18) dois transplantes de órgãos, procedimentos que inauguram uma nova etapa nos serviços oferecidos pela instituição, um marco de grande importância para toda região, que colocam o São Vicente no mapa nacional de transplantes.
Foram dois procedimentos de transplante renal de doadores vivos, graças ao apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab).
O primeiro caso tratava-se de paciente de 42 anos, de Vitória da Conquista, acometido de Insuficiência Renal Crônica, que recebeu o rim do irmão de 36 anos. O outro era o caso de paciente de 49 anos, do município de Tremedal, que sofria com Hipertensão Arterial Sistêmica, que recebeu o rim do primo de 46 anos.
Os dois transplantes têm um grande significado para a instituição, que abre uma nova fase no seu leque de serviços, além de elevar a Bahia e o Brasil na expansão deste tipo de procedimento.

Segundo o médico cirurgião Luiz Fernando Veloso, um dos responsáveis técnicos que comandou uma equipe multidisciplinar de 13 profissionais, foi um grande dia para Vitória da Conquista, para o Hospital São Vicente de Paulo e o Estado da Bahia.
“Parabéns a todos nós envolvidos. Membros médicos e paramédicos da Missão, todos nós realizamos um grandioso trabalho no dia de hoje, com desdobramentos maravilhosos para numerosas pessoas”, afirmou.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, Abmael Brito, destacou a importância histórica desse avanço: “Estamos escrevendo um novo capítulo na saúde da nossa região. A realização desses primeiros transplantes no Hospital São Vicente não só consolida nossa instituição como referência, mas também traz esperança e qualidade de vida para inúmeros pacientes que dependem desses procedimentos. É um orgulho para toda a comunidade conquistense e um legado que beneficia gerações”, comemorou.


