
Nesta sexta-feira (11), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados das avaliações do Indicador Criança Alfabetizada, e Vitória da Conquista ficou em segundo lugar no ranking, atrás apenas de Porto Seguro.
O indicador avalia se a criança tem as habilidades básicas de escrita e leitura e usa a nota de corte 743 como parâmetro para classificação. Essa nota indica o nível de alfabetização ao final do 2º ano do ensino fundamental. Nesse padrão, os estudantes precisam saber ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), entre outros requisitos.
Além de ser destaque no Criança Alfabetizada, Conquista também recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, que reconhece o esforço do município para melhorar a educação básica.
Apesar dos resultados satisfatórios, os dados também apontam que ainda existem desafios a serem superados para garantir o nivelamento do aprendizado na educação infantil.
Por Carol Souzza


