Atenção! Casos confirmados até morte por meningite em Conquista

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, ou ainda ter origem não infecciosa. A doença pode ser grave, com potenciais sequelas e até mesmo levar à morte, especialmente a meningite bacteriana.

Dados da Secretária Municipal de Saúde de Vitória da Conquista revelam que de janeiro a junho deste ano 13 casos suspeitos de meningite foram notificados, desse total 10 foram confirmados, outros três foram descartados e, infelizmente, uma pessoa veio a óbito.

E deste 1º de julho de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Imunização, informou que a dose de reforço da vacina meningocócica C (MenC) para crianças de 12 meses de idade será substituída pela vacina meningocócica ACWY (MenACWY). O novo esquema foi divuglado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil em nota técnica publicada em 24 de junho de 2025. Desta forma, poder de imunização contra a doença fica mais elevado.

Ainda que as vacinas estejam disponíveis em todos os postos de saúde do município, a imunização está abaixo da média estipulada pelo Ministério da Saúde. Com 83% de cobertura vacinal das doses 1 e 2, já o reforço está em 76%, sendo que o ideal é atingir o patamar de 95% de cobertura vacinal.