É preciso ficar muito atento a essas situações em Vitória da Conquista

Dados do completo da escuta protegida, em Vitória da Conquista, chamam atenção para números que verdadeiramente impressionam e preocupam. É que 58 pessoas, entre crianças e adolescentes, já prestaram depoimento no completo, somente neste ano. Elas foram vítimas de algum tipo de violência sexual. Os dados foram divulgados em reportagem exibida pela TV Sudoeste.
Especialistas ainda apontam questões que deixam esse tipo de situação ainda mais complicada. Geralmente os abusadores são pessoas próximas da família. Podem ser vizinhos, amigos, parentes como tios, avós e até mesmo pais. Por isso a denúncia, muitas vezes, é um momento muito desafiador.
Por isso a importância da “Campanha Maio Laranja” que busca conscientizar e enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O combate a esse crime em nosso país se fortaleceu na virada do século com a Lei nº 9.970/2000, que criou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.”
“A campanha do Maio laranja foi oficializada a partir de 2022 com a Lei nº 14.432/2022. A realização dessa campanha remete ao caso Araceli, um dos mais brutais casos de violência sexual infantil da história brasileira. A data é fundamental para combater esse crime e orientar a população sobre os canais de denúncia.”