Assembleia Legislativa da Bahia recebe proposta de reajuste salarial para servidores que trabalham na área da saúde

Por Marco Ryan

Nesta última quarta-feira (23), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com representantes da Assembleia Legislativa da Bahia, Alba, e representantes de profissionais da área da saúde no estado para propor um reajuste salarial para os anos de 2025 e 2026 aos servidores estaduais que trabalham no setor da saúde. De acordo com a proposta, ao total serão 13,63% de aumento no salário de cerca de 13 mil funcionários públicos ativos, junto com aposentados e pensionistas. 

A proposta irá dividir o reajuste salarial em quatro parcelas, duas já neste ano e o restante em 2026. Em 2025, o primeiro aumento seria de 4%, e contaria como um incremento retroativo do mês de março, e o outro seria de 2,5% começando a ser válido em junho. Os outros dois reajustes aconteceriam no ano seguinte, com os mesmos valores e sendo válidos em março e junho, respectivamente.  

A presidente da Alba, Ivana Bastos, afirma que a proposta será discutida e avaliada com a comissão de saúde para saber se é necessário mais algum ajuste no texto. Além disso, ela afirma que essa pauta terá a sua devida atenção para ser tratada como prioridade no plenário, e consiga ser aprovada. 

Caso a proposta seja aprovada, o impacto financeiro no governo seria de cerca de R$348,5 milhões nos dois anos que acontecerão os reajustes previstos.