Confusão em jogo da Libertadores no Chile deixa dois mortos e força cancelamento da partida


Nesta quinta-feira (10), a partida pela Copa Libertadores entre o time chileno Colo Colo e o Fortaleza, no Estádio Monumental, em Santiago no Chile, foi marcada por graves incidentes antes e durante o jogo.

O tumulto começou quando torcedores tentaram invadir o estádio, gritando e arremessando objetos contra a segurança.  Para conter a confusão, a polícia respondeu canhões de água, mas a situação se agravou quando a multidão forçou a entrada e derrubou as cercas de contenção. Muitas pessoas ficaram presas e duas morreram.

As circunstâncias da morte ainda estão sendo investigadas, mas duas hipóteses foram levantadas: a primeira aponta que uma viatura teria passado sobre a cerca que caiu e esmagado as duas vítimas. E a segunda sugere que as mortes tenham se dado por uma avalanche humana durante a correria. Segundo jornais chilenos, as vítimas foram uma menina de 18 anos e um menino de 13 anos.

Apesar do tumulto, o jogo prosseguiu até os 24 minutos do primeiro tempo, mas precisou ser interrompido quando, novamente, os torcedores do Colo Colo tentaram invadir o campo e o jogo foi cancelado.

A Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, lamentou o ocorrido e desejou condolências às famílias enlutadas.

Por Carol Souzza