Cliente da Magazine Luiza faz denúncia de racismo pelo sistema da loja

Por Marco Ryan

Nesta última quarta-feira (08), uma cliente da loja Magazine Luiza foi vítima de injúria racial pelo sistema do estabelecimento. O caso aconteceu em São Paulo, e a cliente Susan de Sousa Sena, de 35 anos, recebeu um email no qual foi chamada de “Macaca” ao atualizar seu cadastro no sistema da loja. 

Em entrevista para a Rede Globo, Susan de Sousa informou que estava fazendo a compra de uma máquina de lavar, e precisou atualizar o seu cadastro na loja, quando foi pedido um reconhecimento facial junto com foto de um documento oficial. A mesma disse que no ato da compra não estava olhando os emails enviados pela Magazine Luiza e finalizou a operação, porém, no outro dia ela foi verificar o status da sua compra e se deparou com um email que se referia a ela como “Macaca”.

Print feito pela vítima do email recebido.

A Magazine Luiza informou que a operação de enviar os emails automáticos para os clientes é feita de forma 100% digital, sem intenção humana, e no caso de Susan, isso aconteceu por conta de um cadastro feito em 2011 pela mesma, em que alguém registrou o sobrenome dela como “Macaca”. Em nota oficial, o estabelecimento lamentou o ocorrido e reforçou a ideia que a loja tem total compromisso em combater qualquer tipo de preconceito ou discriminação. 

Susan de Sousa contou que o sentimento após o ocorrido é de revolta, angústia, ansiedade e tristeza. Além disso, pontuou que mesmo com tantas informações acerca da temática do racismo, ainda é um problema muito recorrente na sociedade.