Conquista: Tribunal de Contas aprova as contas na gestão de Diêgo Gomes na Emurc

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou as duas contas anuais, sem multas, no período em que o advogado Diêgo Gomes esteve à frente da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC).

As contas de 2021 foram relatas pelo Conselheiro Relator Plínio Carneiro Figueiredo enquanto que a análise das contas de 2022 foram do Conselheiro Nelson Pelegrino. A aprovação do parecer foi seguida demais conselheiros membros.

Para Diêgo Gomes, “a aprovação das contas pelo TCM-BA, sem a aplicação de multas, demonstra a seriedade dos atos e do cumprimento da legislação pertinente a empresa municipal. Além do mais a implementação de ações de transparência consolidou a Emurc como referência para outras empresas municipais de administração descentralizada”.

Nomeado em maio de 2021 pela prefeita Sheila Lemos, Diêgo Gomes foi o segundo presidente mais jovem de toda a história da Emurc e comandou a empresa por aproximadamente 18 meses entre os anos de 2021 e 2022.

No período em que foi diretor-presidente além da execução de obras e serviços na zona urbana e rural, foi criado o Regulamento Interno de Licitações e o Manual de Conduta e Integridade.

Foram realizadas ainda a publicização da folha de pagamento e das atas do Conselho Fiscal, a criação da Carta de Serviços ao Usuário, a inserção da Ouvidoria da Empresa junto a Plataforma de Integrada de Ouvidorias e Acesso a Informação do Governo Federal.

A Emurc também foi certificada pelo Ministério do Meio Ambiente por conta da implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) pelas práticas de sustentabilidade para a preservação do meio ambiente.