Viralizou nas redes sociais!

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, localizaram e transportaram na manhã desta quarta-feira (29/10) dezenas de corpos — relatos variam entre ao menos 40 e mais de 60 — para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas. Os cadáveres teriam sido encontrados na área de mata da Vacaria, na Serra da Misericórdia, cenário de intensos confrontos durante a operação policial realizada na terça-feira (28). As remoções foram feitas pelos próprios moradores e não constam, até agora, do balanço oficial, que segue em atualização.

A megaoperação deflagrada na terça-feira, que mobilizou milhares de agentes nos complexos do Alemão e da Penha, já era apontada ontem como a mais letal da história do estado, com ao menos 64 mortos (incluindo 4 policiais) e 81 prisões, segundo levantamentos iniciais de autoridades e da imprensa internacional. Hoje, veículos locais citam mais de 100 mortos no total, número ainda sujeito a confirmação oficial.

De acordo com moradores, ainda haveria corpos no alto do morro aguardando remoção. As autoridades estaduais e órgãos de perícia foram acionados, e equipes devem realizar a contagem e identificação das vítimas nas próximas horas. Entidades de direitos humanos e organizações civis pedem investigação independente