
Por Anna Nazco
A partir de 2026, os estudantes terão mais oportunidades de ingresso em universidades públicas. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a aceitar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025. A medida, publicada no Diário Oficial da União por meio do Edital nº 22/2025, amplia as possibilidades para quem deseja concorrer a uma vaga no ensino superior.
Com a nova regra, o candidato poderá escolher qual desempenho utilizar no processo seletivo, considerando a nota mais alta entre as três edições. O método de correção do Enem, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), permite comparar os resultados de diferentes anos, pois avalia o desempenho pela coerência das respostas e não apenas pela quantidade de acertos.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o sistema vai levar em conta a melhor média ponderada de acordo com o curso e a instituição escolhidos. Cada universidade define pesos diferentes para as áreas avaliadas, o que influencia o cálculo final. A regra, no entanto, não vale para participantes que ainda não concluíram o ensino médio.
As instituições de ensino superior interessadas em participar do Sisu 2026 têm até o dia 28 de novembro para confirmar adesão na plataforma Sisu Gestão. Desde 2024, o programa passou a ter edição única anual e, na última seleção, ofereceu mais de 260 mil vagas em 124 universidades públicas do país.


