Primeiro lote de medicamento inédito contra o câncer de mama é entregue ao estado pelo SUS

Por Anna Nazco

A Bahia vai receber mais de 700 frascos do medicamento Trastuzumabe Entansina, de última geração, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. A entrega faz parte do primeiro lote nacional, recebido pelo Ministério da Saúde com 11.978 unidades, e começa a ser distribuída nesta quinta-feira (23).

Desse total, 724 frascos serão destinados à Bahia, segundo o ministério. A distribuição no estado será feita pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), responsável por repassar o medicamento às unidades de referência oncológica conforme os protocolos clínicos vigentes.

O Trastuzumabe Entansina é considerado um avanço importante na oncologia, por reduzir em até 50% a mortalidade de pacientes diagnosticadas com câncer de mama HER2-positivo. O tratamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença mesmo após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama em estágio III.

“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo”, afirmou o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto.

O investimento total é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento, divididos em quatro entregas até junho de 2026. O governo federal ainda negocia a compra por cerca de 50% abaixo do preço de mercado, o que deve gerar economia estimada em R$ 165 milhões e ampliar o acesso ao tratamento no SUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, os quatro lotes previstos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no país, beneficiando mais de 1,1 mil pacientes ainda em 2025.