Na sessão ordinária desta quarta-feira (22), o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro (PL), destacou temas estratégicos para o desenvolvimento do município e de toda a região Sudoeste da Bahia. Em seu pronunciamento, o parlamentar reafirmou o compromisso do Legislativo com a implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Conquista e com a luta por mais segurança no Anel Viário, incluindo a construção de viadutos e passarelas.
Ele ressaltou que o papel do Legislativo é manter o debate público em torno de projetos essenciais ao progresso e à qualidade de vida da população conquistense. “Esta Casa tem pautado o debate público sobre importantes projetos relacionados ao progresso e ao desenvolvimento de Vitória da Conquista. E há um tema que precisamos sempre trazer à memória, que é o Hospital Universitário. É uma bandeira desta Câmara, porque esse hospital é fundamental para o fortalecimento do SUS, não só em Conquista, mas em toda a região Sudoeste”, afirmou.
Ivan Cordeiro lembrou que o hospital – vinculado ao campus da UFBA – contará com 300 leitos, sendo 50 de UTI adulto e pediátrica, e que sua construção representa um avanço histórico para o sistema público de saúde regional. “Estamos falando de uma estrutura que vai atender uma população carente por mais saúde. Este é um compromisso desta Casa, a Casa do Povo”, reforçou.
O presidente também comentou a informação de que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve visitar Vitória da Conquista em breve para acompanhar as obras da Barragem do Rio Catolé. “O chefe de gabinete, coronel Ivanildo, divulgou recentemente que esteve com o ministro Rui Costa e a prefeita Sheila Lemos, e que o ministro deve vir à cidade em breve. É claro que esta Casa também participará desse encontro, pois queremos apresentar algumas demandas importantes, entre elas o Hospital Universitário e a necessidade da construção de viadutos e passarelas no nosso Anel Viário”, disse.
Ivan Cordeiro ressaltou a urgência de se investir em infraestrutura e segurança viária, lembrando o número crescente de acidentes registrados no trecho que circunda o município. “Precisamos equipar o Anel Viário com estruturas de segurança. Não podemos aceitar, com normalidade, o número de acidentes – muitos deles fatais – que têm acontecido nesse trecho. Continuaremos nessa luta por mais segurança, pela construção de viadutos e passarelas nas entradas e saídas do município”, destacou.
Encerrando sua fala, o presidente projetou uma visão de futuro para Vitória da Conquista, que em breve completará 200 anos de emancipação política. “Queremos uma cidade grande. Precisamos pensar a Conquista do futuro, a Conquista dos 200 anos. E nessa Conquista dos 200 anos, precisamos do Hospital Universitário, de mais saúde para a nossa população e de mais segurança viária. Seguiremos nessa luta, buscando investimentos junto aos governos estadual e federal, porque Conquista precisa e Conquista merece muito mais”, concluiu Ivan Cordeiro.
Anuska Meirelles