Urgente: Susto, pânico e correria dentro da base do Samu 192

A madrugada desta segunda-feira (8) foi marcada por momentos de desespero para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro de San Martin, em Salvador. Um homem em surto, após o uso excessivo de drogas, invadiu a base da unidade e provocou pânico entre os trabalhadores.

De acordo com relatos de servidores, o homem havia sido levado pela família para a UPA de San Martin, mas conseguiu fugir. Logo depois, ele entrou na base do Samu, citou a janela da sala de descanso e chegou a subir no forro de PVC, movimentando-se pelo teto, que não possui laje nem proteção.

Os profissionais relataram que os ruídos eram intensos e causaram ainda mais tensão, pois soavam como disparos de arma de fogo. “A impressão era de tiros dentro da unidade”, disse um dos servidores.

A situação mobilizou equipes de segurança, e o homem foi contido após causar grande transtorno. Apesar do susto, não houve registro de feridos entre os trabalhadores do Samu.

O caso acendeu um alerta para a vulnerabilidade das equipes de saúde em situações de risco e destacou a necessidade de reforço na segurança das unidades de atendimento emergencial.