Mudanças no Pix facilitam a devolução de valores por golpes e fraudes, veja como

Por Marco Ryan

A partir do dia 1º de outubro irá entrar em vigor mudanças no Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, com o serviço sendo feito 100% no digital. A notícia foi divulgada pelo Banco Central (BC) nesta última quinta-feira (28), e com essas mudanças, irá se tornar mais simples a devolução de valores em caso de fraudes e/ou golpes. 

A mudança no MED visa levar praticidade à vítima de uma fraude ou um golpe, e assim, otimizar a contestação de uma transação. A partir de agora, a funcionalidade de devolução de valores será disponibilizada pelos próprios bancos ao cliente na área de Pix, sem a necessidade da pessoa entrar em contato com a instituição financeira por centrais de atendimento. 

Com essa mudança, o Banco Central visa minimizar os prejuízos dos clientes com golpes e fraudes, com uma agilidade maior na verificação do caso para devolução dos valores roubados. 

Outra mudança que deve acontecer no MED é o compartilhamento de informações entre contas que receberam valores fraudulentos, ou seja, caso algum golpista mande o valor roubado de uma conta para outra, como forma de despistar o banco e não ter o dinheiro bloqueado. Esta mudança estará disponível a partir do dia 23 de novembro de forma facultativa, e a partir de fevereiro de 2026 como obrigatória para todas as instituições financeiras.