Por Ellen Mafra
Nesta quarta-feira (13), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo federal planeja lançar plataformas que irão auxiliar e ajudar alunos a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a estimular a leitura em todo país.
De acordo com Santana, a primeira plataforma será voltada para a preparação para o Enem. “Ela [a plataforma] vai permitir que o aluno, o jovem, possa se preparar para o Enem. Inclusive, fazer a redação e a própria plataforma corrigir. Vai ser um estímulo”, afirmou Camilo em entrevista ao Bom dia, Ministro, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
As funcionalidades da plataforma ainda não foi divulgada e nem a previsão de seu lançamento. Segundo o chefe da pasta, o novo programa deve se chamar MEC Enem.
A segunda ferramenta que o governo irá disponibilizar será voltada para a leitura. A plataforma se chamará MEC livros e conterá uma biblioteca digital. “O MEC Livros é uma plataforma de acesso à leitura de livros digitais. Vai permitir estimular a leitura. Você está em uma parada de ônibus, bota lá o QR Code e vai ter acesso a uma biblioteca digital”, afirmou Camilo Santana.