

Na semana passada, começaram as aulas do cursinho popular Mãe Fátima de Xangô, na Escola Municipal Antônia Cavalcante, localizada no bairro Pedrinhas, em Vitória da Conquista. A iniciativa gratuita atende aos jovens da comunidade e busca ampliar o acesso ao ensino superior. O projeto faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), uma parceria com o Ministério da Educação que contempla mais de 390 propostas em todo o país.
A proposta nasceu em 2024, impulsionada por professores voluntários e pela Biblioteca Comunitária Kilombeco, no Quilombo de Vó Dola. Em setembro, o programa Universidade Para Todos (UESB) se uniu à iniciativa, fortalecendo a atuação do cursinho com mais estrutura e alcance. Agora, com o apoio do edital CPOP, o projeto passa a garantir ajuda de custo aos estudantes (R$ 200 mensais) e reforça seu caráter comunitário com as disciplina de Cidadania e Direitos Humanos.
As aulas acontecem de segunda a sábado até o fim de novembro, com foco no Enem e nos vestibulares das universidades estaduais, como UESB e UNEB. Dois dos professores são da própria comunidade, e o impacto já é visível: só em 2025, três estudantes da primeira turma do cursinho conquistaram vagas no ensino superior.
“A chegada do CPOP às Pedrinhas é uma conquista enorme. Um cursinho comunitário com apoio do MEC é o que vai impulsionar ainda mais os sonhos da nossa juventude”, destacou Laiz Gonçalves, coordenadora do projeto e cofundadora da Kilombeco.


