Cursinho Popular Mãe Fátima de Xangô inicia nova turma nas Pedrinhas com apoio do MEC

Na semana passada, começaram as aulas do cursinho popular Mãe Fátima de Xangô, na Escola Municipal Antônia Cavalcante, localizada no bairro Pedrinhas, em Vitória da Conquista. A iniciativa gratuita atende aos jovens da comunidade e busca ampliar o acesso ao ensino superior. O projeto faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), uma parceria com o Ministério da Educação que contempla mais de 390 propostas em todo o país.

A proposta nasceu em 2024, impulsionada por professores voluntários e pela Biblioteca Comunitária Kilombeco, no Quilombo de Vó Dola. Em setembro, o programa Universidade Para Todos (UESB) se uniu à iniciativa, fortalecendo a atuação do cursinho com mais estrutura e alcance. Agora, com o apoio do edital CPOP, o projeto passa a garantir ajuda de custo aos estudantes (R$ 200 mensais) e reforça seu caráter comunitário com as disciplina de Cidadania e Direitos Humanos.

As aulas acontecem de segunda a sábado até o fim de novembro, com foco no Enem e nos vestibulares das universidades estaduais, como UESB e UNEB. Dois dos professores são da própria comunidade, e o impacto já é visível: só em 2025, três estudantes da primeira turma do cursinho conquistaram vagas no ensino superior.

“A chegada do CPOP às Pedrinhas é uma conquista enorme. Um cursinho comunitário com apoio do MEC é o que vai impulsionar ainda mais os sonhos da nossa juventude”, destacou Laiz Gonçalves, coordenadora do projeto e cofundadora da Kilombeco.