
Por Marco Ryan
A Secretária Municipal de Saúde (SMS) realizou o segundo Levantamento do Índice Rápido por Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano. Vitória da Conquista teve um resultado na primeira pesquisa de Índice de Infestação Predial (IIP) com valor de 4,4%, agora, a cidade mostra uma melhora, e possui apenas 2% de IIP.
Este levantamento é feito com o objetivo de analisar o risco de infestação por doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. De acordo com o IPP de Vitória da Conquista na última pesquisa, o município ainda possui um risco classificado como médio, que seria entre 1,0% até 3,9%. O índice ideal é abaixo de 1%.

A pesquisa foi feita com agentes de endemias visitando mais de 6.200 imóveis pelo município em 80 bairros. O Índice de Infestação Predial se manteve abaixo de 1% em 40 dessas localidades, enquanto nas outras 40 o IPP variou entre 1,0% até 14,2%.
Com base nos números do Sistema Nacional de Notificação (Sinan), foram confirmados 364 casos de dengue no município, enquanto seis para a chikungunya e um para zika. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista mantém contato com o público sobre os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.


