Bahia tem o pior índice de alfabetização entre os estados brasileiros segundo o Inep

Por Marco Ryan

O Ministério da Educação (Mec) divulgou os índices de alfabetização dos estados brasileiros do ano de 2024, e o estado da Bahia obteve os piores resultados na pesquisa, com apenas 36% dos alunos até 7 anos alfabetizados. Os dados foram coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que consultou 2 milhões de alunos de 42 mil escolas distribuídas em 5450 municípios. 

O Governo Federal estabeleceu a meta para a federação de 60% dos alunos até 7 anos alfabetizados, porém, juntando a média de alfabetizados em 2024 de todos os estados do Brasil, chegasse no número de 59,2% dos estudantes capazes de ler e escrever textos simples, mostrando um fracasso no objetivo em escala nacional. De acordo com o Inep, os estados da Bahia, Paraná, Pará, Rondônia, Amazonas e Rio Grande do Sul obtiveram resultados piores que no ano de 2023 na pesquisa. 

A Bahia obteve o índice de alfabetização entre os estados brasileiros, com 36% dos alunos até os 7 anos alfabetizados. O estado conseguiu piorar o seu rendimento de 2023, que era de apenas 37%, e ficou muito longe do objetivo projetado pelo Mec de 43% dos estudantes até o 2° ano do ensino fundamental alfabetizados.

Após a pesquisa divulgada em 2023, o Mec estabeleceu como meta para 2030, que todos os estados cheguem à marca de 80% dos alunos do 2° ano do ensino fundamental alfabetizados.