Atenção para casos confirmados e mortes por hepatite em Vitória da Conquista

A hepatite é uma doença que causa inflamação do fígado e que pode ser causada por diversos fatores, incluindo vírus, uso excessivo de álcool ou medicamentos, doenças autoimunes e doenças metabólicas ou genéticas. As hepatites virais são as mais comuns e são causadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E).

São diversos os sintomas da hepatite e podem variar dependendo do tipo e da fase da doença. Alguns casos, inclusive, podem ser assintomáticos, enquanto outros podem apresentar sintomas como: Fadiga e cansaço, febre, dor abdominal, náuseas e vômitos, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Em Vitória da Conquista 64 pessoas são diagnosticadas com a doença e fazem acompanhamento, dessas 61 têm hepatite B, vale ressaltar que uma pessoa morreu vítima de hepatite neste ano no município. Já em todo o estado, no ano passado foram 41 mortes de acordo com a Sesab

Já o tratamento da hepatite depende do tipo e da gravidade da doença. O tratamento pode envolver medicamentos antivirais, acompanhamento médico regular e, em casos graves, transplante de fígado. É importante buscar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados em caso de suspeita de hepatite. A vacina contra a hepatite protege contra as hepatites A e B, sendo que a vacina da hepatite B protege também contra a hepatite D. A vacinação é uma medida preventiva importante, especialmente para crianças e para adultos que não foram vacinados anteriormente. A vacina da hepatite B é gratuita e está disponível no SUS para todas as idades. A vacina da hepatite A também está disponível no SUS, sendo parte do calendário de vacinação infantil.