Pesquisa registra avaliação negativa dos brasileiros à situação atual da economia

Foto: Reprodução/Banco Central do Brasil

Por Allan Victor

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha no último domingo (6) registrou que pela primeira vez no atual governo mais da metade dos brasileiros acredita que a economia piorou nos últimos três meses. A consulta realizada pelo instituto ouviu 3.504 pessoas entre os dias 1 e 3 de abril, em 172 municípios diferentes e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

O levantamento destaca que dos entrevistados, 55% perceberam uma piora na economia, 21% acreditam que o cenário está melhor que em relação à última pesquisa (realizada em dezembro de 2024), 23% acham que a situação permanece igual e 1% não soube responder à pergunta. A quantidade dos que enxergam uma deterioração econômica cresceu 10 pontos percentuais em relação à última enquete.

Sobre a perspectiva a médio prazo, o quadro apontado pelo instituto relatou um público pessimista. 36% dos perguntados acham que a situação tende a piorar, enquanto que 29% argumenta que vai melhorar, 32% que não haverá mudanças e 3% não soube responder à questão.

O questionamento sobre a situação da inflação divulgou uma porcentagem ainda maior que a da primeira pergunta, 62% do público acredita que ela vai aumentar nos próximos meses. O número ressalta o aumento de 1,31% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) do mês de fevereiro, até então o maior registrado para o mês em duas décadas.