
Por Marco Ryan
Neste último dia 2 de abril foi recordado o dia mundial da conscientização do autismo, uma data criada pela Organização das Nações Unidas, Onu, para lembrar a sociedade da importância do conhecimento sobre o transtorno do espectro autista, Tea. Em Vitória da Conquista, uma das instituições que mais fornecem assistência ao público autista é a Acaepa, Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista, fundada e coordenada por Vitória Aparecida, mãe de uma pessoa portadora do Tea.
Atualmente a Acaepa possui 94 pessoas ativas na associação, que participam semanalmente de atividades promovidas pela coordenação do local para o tratamento adequado do transtorno. Para o atendimento de qualidade do público, o espaço conta com salas especializadas para diferentes estímulos e profissionais de psicologia especializados no trato com pessoas que possuem o transtorno do espectro autista.
A fundadora, e atual presidente da Acaepa, Vitória Aparecida, explica o motivo das pessoas entenderem sobre o autismo nos dias atuais, já que o aumento de pessoas com diagnóstico do Tea tem crescido muito nos últimos anos. “Quem hoje não tem contato com pessoa autista, vai ter logo logo, o número (de pessoas autistas) é tão crescente, é tão alarmante que todas as pessoas vão ter um contato com uma pessoa autista”, comentou Vitória.
Vitória ainda alerta sobre a necessidade de todos tratarem o diagnóstico do autismo como algo normal, e não criar desespero acerca do transtorno. “Tem pessoas que chegam aqui na Acaepa como se tivesse morrendo porque o filho foi diagnosticado com autismo, sendo que é apenas uma forma diferente de ver a vida, de encarar as pessoas”, disse Vitória para tranquilizar os pais de pessoas autistas.


 
         
         
         
        