Conquista: Com Ordem de Serviço assinada, obras de infraestrutura no Cidade Modelo começam hoje

“Com fé em Deus, agora vai!”, comemorou, na noite desta quinta-feira (11), a aposentada Anelita Matos dos Santos, 78 anos, durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço que autorizou o início das obras de macrodrenagem, pavimentação e sinalização em 21 ruas do Cidade Modelo. Os trabalhos estão previstos para começar já nesta sexta-feira (12), conforme o anúncio oficial.

“Pensei que eu não fosse viver para viver isso”, disse ainda dona Anelita, diante de centenas de moradores do Cidade Modelo – bairro onde mora há 38 anos e que, segundo suas próprias palavras, ajudou a fundar.

Dona Anelita dos Santos (à esq.) e Eliane Consuelo Pires

À frente de uma comitiva formada por integrantes do Governo Municipal, vereadores e outras lideranças, a prefeita Sheila Lemos assinou o documento, que, em seguida, recebeu também a assinatura do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

“Assino a Ordem de Serviço hoje. E, amanhã, já tem máquinas rodando por aí”, anunciou Sheila. “Quando a gente traz o asfalto, traz também dignidade, progresso e conforto para os moradores”, acrescentou.

A prefeita se referiu também ao tempo que a comunidade local esperou até que o asfalto de fato chegasse às ruas e avenidas do bairro – cerca de 40 anos. “Agradeço a todos vocês que não desistiram desse sonho. Por terem continuado lutando”, disse Sheila. “Nós queremos que os moradores sintam orgulho de viver no Cidade Modelo”, arrematou a gestora.

As quatro décadas de espera também foram destacadas pelo presidente da Associação de Moradores do Cidade Modelo, Fábio Pereira da Silva – que comparou ao mito bíblico dos “40 anos de caminhada no deserto” – e a moradora Adja França. “A gente espera por isso há muito tempo, muito tempo, mesmo”, confirmou Adja. “Eu mesma sou moradora de muitos anos. A rua que eu moro é a do corredor do ônibus, que precisa realmente da pavimentação”.

“Gratidão”

Inscritas no programa Acelera Conquista, viabilizado pelo empréstimo de R$ 160 milhões feito pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa 3, as obras serão semelhantes ao que já vem sendo feito nos bairros Panorama e Bateias 2.

Em números gerais, o Governo Municipal levará 5 quilômetros de macrodrenagem e 13 quilômetros de asfalto para o Cidade Modelo, totalizando uma área superior a 82,5 m² de pavimentação asfáltica a um custo de R$ 20,3 milhões. A intervenção será executada pela empresa Liga Engenharia/CBS Construtora Bahiana de Saneamento, contratada via licitação.

A agente de seguros Eliane Consuelo Pires, 50 anos, agradeceu em nome da comunidade. “Minhas palavras, nesta noite, são de um sentimento de gratidão por este momento, por esta obra de infraestrutura no nosso bairro”, celebrou Eliane, que mora no Cidade Modelo há dez anos.

Houve outros agradecimentos, como os de Lucinda dos Anjos, 61 anos, conhecida por todos como “Cida”. “É com muito prazer, com muita alegria que a gente tá tão ansioso esses dias todos, esperando este momento”, contou a moradora. “A gente aqui sofre muito. É muita lama, muita poeira. Então, a gente recebe a notícia com muita alegria”, resumiu.

“Alavancando a Zona Oeste”

As comemorações se devem ao fato de que, após a conclusão das obras, o Cidade Modelo estará completamente asfaltado e equipado com sistema de drenagem. “Todas as vias serão contempladas”, assinalou Jackson Yoshiura. “Após a conclusão aqui, também, da Avenida Modelo, que já está sendo realizada pela gestão municipal, nós vamos ter um bairro totalmente pavimentado, com toda a sensibilidade e todo o conforto para a população”, garantiu o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Falando em nome da Câmara Municipal, o presidente da Casa, Hermínio Oliveira, celebrou os investimentos feitos pela Prefeitura na infraestrutura da Zona Oeste de Vitória da Conquista, a exemplo da reurbanização da avenida Brumado, da revitalização do Parque da Lagoa das Bateias e de outras intervenções – tendo o cuidado de citar, a partir de agora, também o Cidade Modelo. “É um prazer, uma satisfação, estar num lado desta cidade que o Governo Municipal está alavancando”, comentou o parlamentar.

Além de Hermínio, participaram da cerimônia os vereadores Luís Carlos Dudé, Dinho dos Campinhos, Nildo Freitas, Bibia, Ricardo Babão, Subtenente Muniz, Edivaldo Ferreira Júnior, Adinilson Pereira e Ivan Cordeiro.



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)