Literatura conquistense – Sobre Campo das Estrelas

 

A escritora, educadora e apaixonada por catedrais, Conceição Barros está escrevendo um novo livro, intitulado Campo das Estrelas. O tema é a Catedral de Santiago de Compostela onde se encontra o túmulo do apóstolo Tiago. Ela conta que o desejo de escrever sobre o apóstolo surgiu numa de suas visitas à cidade espanhola. Segundo ela, trata-se de um dos lugares santos da cristandade mais visitados no mundo. Para ela, a grande atração era mesmo a catedral de Santiago de Compostela.

Movida por esta emoção, começou logo a planejar como seria seu relato sobre mais uma catedral, já que em seu último livro, lançado em 2016, ela escolheu 12 catedrais espalhadas pelo mundo e tendo visitado cada uma delas em suas inúmeras viagens, dividiu com seus leitores a sua emoção de adentrar uma destas obras da arquitetura sagrada tão impressionantes e carregadas de espiritualidade.

No finalzinho da tarde, logo na sua chegada seus olhos contemplaram a catedral, “românica, silenciosa e bela, com suas torres simétricas contrastando com o azul do céu, envolvidas pelos raios solares, pareciam querer dizer a todos ali prostrados: história, arte e fé”. É este o nível de texto que vem pela frente, dada esta introdução que a autora coloca nas suas primeiras páginas.

Depois de muita pesquisa, um relato rico cultural, histórico e espiritual é concluído. Não satisfeita, ela contou ainda com o relato pessoal da jornalista e amiga pessoal Sonia Rebouças, uma peregrina do caminho de Santiago. Sonia percorreu 800 quilômetros do caminho francês, uma das mais antigas e tradicionais rotas de peregrinação até o túmulo do apóstolo. A autora acompanhou toda a aventura , durante os 37 dias, desde Saint Jean Pied de Port, pequenina cidade francesa encravada aos pés dos Pirineus, cadeia de montanhas que se constitui numa fronteira natural entre a França e a Espanha. Ponto de partida de peregrinos do mundo inteiro desejosos de percorrer a famosa trilha, cada um movido por um interesse muito pessoal.

Os leitores terão muito com o que se deliciar com esta obra que está indo para a gráfica nos próximos dias. O artista conquistense Sílvio Jessé assina a capa, trazendo um brilho especial à apresentação gráfica desta obra. O lançamento está sendo aguardado pera julho, na exata data em que se comemora o santo apóstolo Tiago, 25 de julho.



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)