A escritora Ana Isabel Rocha Macedo e o seu povo se preparam para novos lançamentos

A escritora Ana Isabel Rocha Macedo, professora aposentada da UESB, no último final de semana, reuniu o Povo de Ana (como o grupo é carinhosamente denominado pelo Prof. Wallace Cunha) em sua residência, que fica no Centro da Joia do Sertão Baiano, bem ali na Rua da Boiada, para celebrar o sucesso dos lançamentos do seu livro mais recente, publicado em 2023, Maria Mar: estrela das ideias e do amor e para planejar, agora, em 2024, novas estradas a serem percorridas.

Maria Mar foi lançado, em Vitória da Conquista, em três momentos: em abril, no Memorial Régis Pacheco; em outubro, na Associação dos Docentes da UESB- ADUSB;  e, em dezembro, na 1ª FliConquista. Para além de Vitória da Conquista, Ana Isabel e o seu povo fizeram belos lançamentos na 9ª Fligê/ Mucugê-Ba, em Barra Grande – Maraú-Ba e na Casa Anísio Teixeira, em Caetité- Ba.

Os lançamentos compõem um momento singular, recheado de provocações realizadas pelos apresentadores Elton Becker e Eduardo Moraes e pelas prefaciadoras Luzimare A. Pilôto, Maria Aparecida de S. Guimarães, Maria Gorette da Silva F. Sampaio, Valéria Viana Sousa e Zoraide Portela Silva; de leituras interpretativas da autora, intercaladas com músicas executadas pelos artistas Elton Becker, João Omar, Petrônio Joabe, Lucas Lins, Elder Oliveira e Mariana Macedo.

No encontro, no último fim de semana, a escritora e seus amigos e amigas conversaram sobre os preparativos para os próximos eventos de lançamentos nas cidades de Brumado, Guanambi, Santa Maria da Vitória, Urandi, Salvador, entre outras.

Ana Isabel Rocha Macedo, com seu estilo belo e único e com a escrita de uma mulher militante e sensível, apresenta aos leitores poemas, contos e romances, nos quais são abordados temas que trazem à tona o protagonismo feminino, sem deixar de considerar questões do universo masculino. Em suas narrativas, entre outros temas, há a beleza e leveza da vida e dos amigos; há a complexidade da sabedoria popular; há a importante presença da militância política; há o amor e o erotismo; e, há, sobretudo, os aprendizados que estão presentes na natureza, no tempo e no mar.

Ana Isabel é autora de 5 (cinco) livros: Malva: um meio-sorriso e um certo olhar (1995; reeditado em 2016); Heloísa: a do povo de Vicente (2014); Oração de Cada Dia (2018); Carmela: uma história de amor (2017); Maria Mar – estrela das ideias e do amor (2023).

Em Maria Mar: estrela das ideias e do amor, Ana Isabel nos convida a refletir sobre o indivíduo e a sua condição social no(s) mundo(s) a que(m) pertence, um ser em uma perspectiva em que prevalecem as conexões entre as pessoas, seja em Vitória da Fé, em Ponta da Pedra, em Marati ou no mundo. Nesses mundos, não existem vazios de sentidos, pois as lutas por mudanças e transformações fazem tudo acontecer a seu tempo: amores e amizades, chegadas e partidas.

E, assim, em toda a escrita e em cada letra tecida por Ana Isabel Rocha Macedo, prevalecem o humano, prevalecem o amor pleno, verdadeiro, exuberante e abundante, que inunda a vida das personagens e dos leitores e leitoras.



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)