Conquista: Lançamento do Livro “Riscados Áridos da Infância” retrata infância sertaneja através da lente de Evandro Teixeira

Na noite de ontem, 18, aconteceu o lançamento do livro “Riscados Áridos da Infância” no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. A obra, que reúne fotografias de Evandro Teixeira, ilustrações do artista plástico Silvio Jessé e texto e curadoria da professora Ester Figueiredo, propõe uma investigação da infância sertaneja em Canudos.

Patrocinado pela Alba Cultural e publicado pelo Selo Alba em colaboração com o Selo Fligê, o livro é fruto de uma pesquisa conduzida por Ester na obra fotográfica de Evandro Teixeira. A proposta é revelar uma perspectiva menos explorada da obra do fotógrafo, reconhecido mundialmente por seu trabalho fotojornalístico em momentos cruciais da história e eventos globais, como as Olimpíadas.

A incursão da professora revela um enquadramento original que destaca a presença da infância no cotidiano de Canudos, oferecendo uma visão autêntica e desprovida de romantização.

Evandro Teixeira, notável por sua cobertura de eventos históricos como a passeata dos 100 mil e a ditadura militar brasileira, destaca-se pelo olhar singular sobre a resistência e a luta pela democracia. Sua obra abrange desde registros de grandes personalidades até momentos significativos, como o velório de Neruda, no qual ele foi o único fotógrafo autorizado a registrar o momento.

Além das fotografias, a obra conta com a contribuição artística de Silvio Jessé, cujos quadros complementam a narrativa visual proposta por Evandro Teixeira. O lançamento contou com a presença dos autores envolvidos na produção do livro, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundarem-se nos propósitos e significados da obra.

A iniciativa recebe o apoio do deputado estadual Zé Raimundo, também vice-presidente da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), cujo mandato incentivou a publicação em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira, ambos prestigiaram o lançamento. O evento é organizado pelo coletivo Barravento, responsável pela FliConquista (Feira Literária de Vitória da Conquista) e pela Fligê (Feira Literária de Mucugê).



Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)