Público conquistense confirma sucesso da série Concertos Natalinos pela Paz

A programação Concertos Natalinos pela Paz atraiu mais de 2 mil pessoas no último final de semana nos bairros Brasil e Nova Cidade, confirmando a receptividade de todas as apresentações anteriores. Sob a batuta do maestro João Omar, os 25 músicos da Orquestra Conquista Sinfônica (Arcos) levam às comunidades rurais e dos bairros conquistenses a beleza da música erudita e das composições populares com o intuito de aproximar o público do universo sinfônico.

Ao todo foram 8 apresentações, que começaram no dia 07 de dezembro com o seguinte calendário:

Dia 07 – Distrito de José Gonçalves
Dia 8 – Distrito de São João da Vitória
Dia 9 – Inhobim
Dia 10 – Dantilândia
Dia 14 – Bairro Brasil
Dia 15 – Bairro Nova Cidade
Dia 16 – Bairro Alto Maron
Dia 17 – Bairro Patagônia


A série intitulada “Concertos Natalinos pela Paz”, é uma realização da Arcos em colaboração com o Instituto Incluso (Instituto Conquistense de Inclusão Social), que conta com recursos do Governo do estado, por meio da Sufotur- Superintendência de Fomento ao Turismo, e apoio por meio de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).

O sucesso de público desta série, que ao longo da programação vem atraindo idosos, crianças, jovens e famílias inteiras da zona rural e da cidade, é avaliado pelo deputado Waldenor Pereira como uma prova de que o povo quer “mais do que comida” e sabe apreciar a arte. “A gente só precisa dar acesso, oferecer a oportunidade para que todos possam apreciar e se transformar através da cultura porque as manifestações artísticas são meios transformadores”, defende o parlamentar.

Pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Waldenor cita entre os feitos do seu mandato de deputado o foco no apoio ao fortalecimento da cultura, destinando recursos de emenda para a realização de feiras literárias, como a FliConquista, em novembro passado, o festival musicante e a Orquestra Neojiba, dentre outros.

Zé Raimundo também comemora o êxito da programação que procura projetar um novo caminho de paz, diante de um contexto global afetado por conflitos armados. “Buscamos tornar o Natal deste ano um caminho espiritual de simplicidade e profundidade. Acreditamos que a música pode ser um instrumento valioso para o progresso humano e espiritual”. Ele também se orgulha de ver entre os músicos da Arcos, jovens oriundos do premiado projeto Conquista Criança, criado pela gestão do PT na Prefeitura. Alguns componentes são oriundos também de assentamentos quilombolas.



Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)