Waldenor Pereira vai à presidente da CEF pedir a reinstalação da superintendência de Vitória da Conquista

A reinstalação da Superintendência da Caixa Econômica Federal no município de Vitória da Conquista foi solicitada formalmente pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT) à presidente da CEF, Maria Rita Serrano. Ele esteve reunido com a dirigente e sua equipe na tarde desta quarta-feira (09), na sede da instituição, em Brasília, quando apresentou o pleito e defendeu o retorno da superintendência, lembrando que também foi uma luta do seu mandato a implantação, que se deu em 2011 pelo Governo Dilma Roussef. Porém, em 2020 o Governo Bolsonaro a extinguiu.

Segundo a presidente da Caixa, o governo anterior “sucateou” a CEF nacionalmente, deixando um enorme deficit de funcionários, com a estrutura tecnológica ultrapassada e ineficiente, pela falta de atualização dos equipamentos e softwares e uma série de problemas que agora o Governo Lula está buscando solucionar. Maria Rita Serrano assegurou, que no próximo ano, tão logo inicie-se o processo de reestruturação da rede nacional da CEF, será considerada a volta da superintendência de Vitória da Conquista.

“Vitória da Conquista preenche todos os requisitos para o atendimento deste pleito”, disse a presidente da CEF, após ouvir de Waldenor Pereira os argumentos para contar novamente com estrutura de Superintendências da Caixa, que na Bahia só foi mantida na capital e em Feira de Santana. O deputado defendeu a posição de destaque do município conquistense, que é o terceiro em população e dinamismo econômico da Bahia, citando inclusive dados do censo de 2022, que não pode continuar dependendo da superintendência de Feira de Santana, distante a 400 km. Além disso, Conquista se constitui num polo regional que atrai para o uso da sua estrutura de comércio, serviços de saúde e rede de ensino superior mais 80 municípios baianos e mineiros.

“O nosso pleito foi muito bem acolhido e estamos confiantes de ser atendido”, avaliou o deputado , que convidou a presidente para visitar o município. Ela fez questão de contar que já visitou Vitória da Conquista por quatro vezes, quando foi presidente nacional do Sindicato dos Bancários, e confessou a sua afinidade com o clima e “os ares” da cidade. Waldenor Pereira falou também do apoio cultural que o seu mandato vem dispensando às feiras literárias na Bahia e a presidente indicou o superintendente nacional da CEF, Marcelo Bretas, presente na reunião, para que o oriente no sentido de atrair apoio institucional aos eventos literários. Participaram também Júlio Volpp, vice-presidente; Anna Cláudia, chefe de gabinete; e Vanderley Siraque, assessor especial da presidência.



Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)