Conquista: Nagib Barroso e Ato3 são homenageados em sessão da Câmara do Dia Municipal da Cultura

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 14, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma sessão especial em homenagem ao Dia Municipal da Cultura, que tem como objetivo reconhecer instituições e personalidades que ajudam a difundir a cultura local. O Dia Municipal da Cultura foi estabelecido pela Lei nº 1367/2006 e é comemorado anualmente em 14 de março. A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento do cineasta conquistense Glauber Rocha, uma das maiores referências culturais de Vitória da Conquista.

Este ano, as homenagens foram entregues para o produtor cultural e ex-secretário de cultura e atual diretor da Secult, Nagib Barroso e para o Ato 3, do cineasta Daniel Leite Almeida. As indicações são feitas pelo Conselho Municipal de Cultura.

O produtor cultural Nagib Barroso, um dos homenageados do dia, relembrou a forma como fazia para divulgar seus trabalhos no início de sua carreira, destacando a sua música que rodou a América Latina. “Foram 12 CDs, mais ou menos 25 anos de trio elétrico”, contou. Ressaltou a importância de diversos artistas locais e recitou uma música de Nelson Cavaquinho e Guilherme Brito. Finalizou agradecendo todos que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento cultural e disse que “como Glauber Rocha sempre disse, não me exija coerência, eu sou artista!” e completou lembrando que as homenagens devem ser realizadas e reconhecidas em vida, por isso agradeço a todos pela homenagem desse dia”. E outra frase que eu gosto muito” Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.”

A outra homenagem foi entregue à Ato3 Produções Artísticas, responsável pela produção de curtas e longas-metragens que tem circulado o Brasil e o mundo nos principais festivais nacionais e internacionais de Cinema.

Daniel Leite Almeida, diretor da Ato3, agradeceu à Câmara e ao Conselho Municipal de Cultura ao receber medalha. “Aqui é uma cidade que tem Glauber Rocha. A gente tem um cinema pulsante na cidade, que tem conquistado espaços”, apontou ele. “É muito simbólico a medalha Glauber Rocha ser entregue a um grupo de cinema”, complementou.

Daniel cobrou mais atenção do poder público. “É importante termos mais espaços de escuta para o setor audiovisual”, concluiu.



Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)