OAB Conquista realiza I Fórum de Igualdade Racial, Combate à Intolerância Religiosa e ao Racismo Religioso

Aconteceu na última sexta-feira (31.03), o I Fórum de Igualdade Racial, Combate à Intolerância Religiosa e ao Racismo Religioso. Momento bastante importante e necessário. Através de mesas e de oficinas de capacitação, foram discutidos temas para reforçar a relevância da promoção dos meios que, efetivamente, assegurem o direto fundamental à liberdade de crença e de culto.

Estiveram presentes, na composição da mesa de abertura – Limites Éticos demarcadores da intervenção institucional da OAB, os seguintes membros: Dr. Fagner Guimarães – Secretário Geral da OAB Conquista, Dra. Maria Aparecida de Carvalho – Presidenta da Comissão de Igualdade Racial, Dra. Alana Queiroz – Vice-presidenta da Comissão de Igualdade Racial, Dra. Elisângela Sacramento – Presidenta da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e Dra. Andreia Menezes – membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.

Na primeira mesa, de tema – Rompendo as amarras da invisibilidade e reafirmando Direitos e seus fundamentos, contamos com a presença de Nazaré Silva de Sá – Mãe Naza de Oyá, da Casa de Oyá, Tatá João Silva – Abassá Ngunzo Ngana Diá Íxi, Rosilene dos Santos Santana – Iyá Rosa D’Oxum, do Ilè Asé Alaketu Omi Ogbá, Prof. Dr. Fabio Felix Ferreira – Babalorisá Fabio D’Omolu, do Ilè Asé Ojisé Amonilê e Pai Jorge D´Logun Edé – do Ilê Axé Abc Alaketu.

Na segunda mesa, de tema – Ações Afirmativas do Estado Brasileiro para assegurar o exercício da liberdade de crença, contamos com a presença da Dra. Kaliany Gonzaga de Santana Ribeiro – representando a Defensoria Pública do Estado da Bahia, Ricardo Alves – Coordenador de Promoção da Igualdade Racial, representando a Prefeitura Municipal de Vitoria da Conquista, Vereador Alexandre Garcia (Xandó) – representando a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Dra. Alessandra Pereira – representando a 10ª COORPIN e Nildma Ribeiro – representando a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).

E na mesa de encerramento, tema – Relatos de Intolerância Religiosa e análise conjuntural por especialistas, contamos com a presença de Bàbálorisà Loro de Osògyión, Bàbálorisà Jorginho T’Logun Edé, Bàbálorisà Patric de Osògyión, Yialorisá Ingrid de Obaluaê, Dr. Paulo Cezar Martins e Dr. Itamar Aguiar.

Durante o evento, o Coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Vitoria da Conquista, Ricardo Alves, afirmou que: “É uma luta de muitas mãos, e várias ideológicas políticas e seguimentos com um ponto comum: o combate ao racismo. Sigamos na luta!”

O combate à intolerância religiosa, ao racismo e ao preconceito, começa com conscientização, debate e educação.

Agradecemos as Comissões de Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, por todo o empenho na realização do Fórum e aos candomblecistas, umbandistas, comunidade geral, advogadas e advogados que estiveram presentes. Texto e fotos: Ascom – OAB



Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)