Conquista: Prefeita anuncia ‘concurso público geral’

A prefeita Sheila Lemos concedeu entrevista nesta quinta-feira (9) ao programa Saber, transmitido diariamente pela Rádio Câmara, das 8h às 10h, na frequência 90.3 FM. Durante aproximadamente uma hora e vinte minutos, a gestora conversou sobre vários assuntos com o repórter Guilherme Barbosa, em companhia do também convidado Xangai, cantador, compositor e atual secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – que, além de ser entrevistado, aproveitou para oferecer momentos musicais aos ouvintes.

A entrevista não se limitou aos temas institucionais, abordando também questões como aspectos da personalidade e da trajetória pessoal da convidada. “Queremos entrevistar Sheila. E ser prefeita faz parte da vida dela, mas não é tudo”, explicou o entrevistador. Houve espaço para curiosidades, como a revelação, feita pela própria prefeita, de que ela chegou a trabalhar na Câmara de Vereadores, entre 2001 e 2002, como assessora parlamentar da mãe, a então vereadora Irma Lemos. “Foi um momento de muito aprendizado”, disse ela.

Prefeita pediu que os vereadores ajudem o Governo Municipal com emendas parlamentares

A conversa abordou a entrada da prefeita na política. Para ela, mais do que uma escola, uma missão. “Eu sempre dizia que política, lá em casa, era coisa de Irma, que não era mesmo para mim. Mas chegou um momento em que eu não queria mais ficar só em casa, reclamando no conforto do meu sofá, como a maioria das pessoas faz. Eu precisava agir”, relatou.

Depois de ter sido candidata a deputada em 2018, quando Irma, por questões de saúde, não pôde continuar como candidata a vice, ao lado do então prefeito Herzem Gusmão, em 2020, Sheila foi convidada pela mãe a substituí-la na chapa e ela topou.

Ela teve de assumir a Prefeitura no início do mandato, em 2021, como prefeita em exercício, devido à doença do prefeito. Com a morte de Herzem, por complicações da Covid-19, em 18 de março, ela foi empossada em definitivo pela Câmara, se tornando, a segunda mulher a exercer a função de prefeita de Vitória da Conquista (a primeira foi Irma Lemos, que também era vice de Herzem e ocupou o cargo durante viagem do prefeito e pelo período em que ele passou no hospital) e a primeira a assumir o cargo, efetivamente.

Concurso público

Já no âmbito das questões administrativas, Sheila respondeu sobre o concurso público anunciado recentemente pelo Governo Municipal. Afirmou que o edital está em fase de elaboração e destacou a necessidade do futuro certame, já que foi detectado um déficit de pessoal em vários setores da Prefeitura. “Este primeiro concurso ainda será para a Secretaria Municipal de Educação. Mas logo teremos também um concurso geral”, anunciou a prefeita, ao explicar que solicitou às secretarias que informassem a quantidade de vagas que seriam necessárias em cada setor. Essa informação, segundo ela, deve ser confrontada com a realidade orçamentária do Município. O número de vagas a serem abertas pelo concurso, portanto, deverá obedecer a um equilíbrio entre a demanda por novos servidores e a atual realidade financeira da Prefeitura.

Recursos

A questão orçamentária também foi abordada pela prefeita, ao responder sobre as obras em andamento no município. Sheila falou sobre a complexidade da missão de atender 330 povoados, 11 distritos, além da sede, com dezenas de bairros e loteamentos. “Não dá para fazer tudo o que a cidade precisa com os recursos próprios. O que a Prefeitura arrecada é muito pouco”, explicou a gestora.

Sheila aproveitou a transmissão ao vivo para pedir que os integrantes da Câmara auxiliem o Governo Municipal com novas fontes de recursos. “Precisamos dessa ajuda dos vereadores. As emendas parlamentares ajudam muito a cidade”, afirmou. Em seguida, a prefeita falou sobre a importância de que haja cuidado com os equipamentos públicos. “Quem usa com cuidado, usa sempre. Há uma falsa ideia de que o que é público, não é de ninguém. Mas é nosso. E, com o que é nosso, temos de ter ainda mais responsabilidade no zelo”, aconselhou.

Questionada pelo jornalista Guilherme sobre o pedido feito por moradores da presença da Guarda Municipal em determinados locais, a fim de garantir a segurança ou a proteção de equipamentos públicos, Sheila explicou a dificuldade de atender. “Os guardas municipais sempre trabalham em dupla, ou até mesmo em trio. Então, é impossível enviá-los a todas as escolas, postos e saúde, praças e demais equipamentos existentes no município, porque a quantidade é insuficiente. Por isso, chamamos a população para ajudar a cuidar bem do que é nosso. Quem tem amor pela cidade, zela por ela. É preciso zelar pelo coletivo”, disse a gestora.

Operação Tapa-Buracos

Sheila afirmou que, caso o clima continue estável, o Governo Municipal espera concluir a Operação Tapa-Buracos até o final deste  mês. “Como eu disse, em 2021, nós poderíamos até demorar para chegar, mas nós vamos chegar a todos os lugares do município em que for necessário”, assegurou a prefeita, relembrando a quantidade excessiva de chuvas que caíram sobre Vitória da Conquista nos últimos dois anos. “No ano passado, foram 800 milímetros em dois meses. Nenhuma cidade está preparada para um volume de chuva como esse”, disse.

A prefeita falou sobre os danos causados nos canais de drenagem da cidade, que causaram prejuízos milionários e trouxeram transtornos aos moradores. Neste caso, o Governo Municipal solicitou ao Governo Federal recursos da ordem de R$ 45 milhões, a fim de investir na recuperação da infraestrutura municipal.

Ela tratou, ainda, da recuperação dos 3,5 mil quilômetros de estradas municipais, que foram quase que totalmente prejudicadas pelas chuvas. “Antes mesmo que conseguíssemos resolver tudo o que foi estragado em 2021, tivemos novas chuvas no ano passado”, explicou.

“Murilão” e escola em Campo Formoso

A entrevista também foi uma oportunidade para a prefeita falar de obras. Como a revitalização do Estádio Municipal da Zona Oeste, popularmente conhecido como “Murilão”, que será entregue nos próximos dias, e a completa reestruturação da Escola Municipal Otaviano Salgado, no povoado de Campo Formoso, a cerca de 35 quilômetros da zona urbana de Vitória da Conquista, que será entregue na próxima semana.  “Com certeza, essa vai ser a primeira de muitas outras obras. Nós sabemos que a educação é que transforma a sociedade”, resumiu a prefeita.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)