Conquista: Prefeita Sheila Lemos faz apelo a população

A prefeita Sheila Lemos recebeu no gabinete, nesta quarta-feira (11) a visita dos recenseadores do IBGE, Ualbes Santos
e Taíne Araújo, que atuam em Vitória da Conquista, e enfatizou a importância de a população receber os recenseadores e responder ao Censo Demográfico 2022.

“Os dados prévios divulgados colocam Conquista com 387.524 habitantes, mas o sentimento de todo mundo é de que somos muito mais, porém só saberemos se todo mundo que receber a visita do recenseador e responder ao questionário”, explica a prefeita.

Ela destacou, ainda que os dados coletados pelo IBGE durante o Censo são usados como base para o cálculo de repasses constitucionais, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e ainda são considerados para efeito de direcionamento de verbas orçamentárias oriundas de emendas parlamentares, por exemplo.

“O resultado do Censo subsidia o governo no planejamento do futuro, ao fornecer dados que subsidiarão as políticas pública, além de fortalecer o município no país e no estado, realçando sua importância no cenário nacional”, ressaltou Sheila Lemos. Pelas razões apontadas, do ponto de vista do município, a prefeita de Vitória da Conquista de Vitória da Conquista enfatiza que é importante que os conquistenses que forem procurados pelos recenseadores atendam os profissionais.

“O que eles estão fazendo é importante não apenas para Vitória da Conquista, mas para todo o Brasil”, observou Sheila, lembrando que o último Censo foi em 2010, há quase 13 anos, e de lá para cá apenas estimativas foram levantadas. “O momento de sabermos a realidade populacional e obter os dados sobre a nossa sociedade é agora”, finalizou a gestora.

Os recenseadores disseram á prefeita que uma das grandes dificuldades encontradas é a permissão para o acesso aos condomínios que parte, muitas vezes, da própria administração dos conjuntos. “Eles querem que a gente ligue para cada morador individualmente, para obter a permissão de acesso, o que dificulta muito nosso trabalho”, declarou Taíne.

“A dúvida mais recorrente é sobre o que é o Censo. Muitos ainda desconhecem que o IBGE está realizando o levantamento, desde o ano passado e também existe o temor de golpes por conta dos dados que requisitamos”, ressaltou Ualbes. “No entanto, informamos que todos os recenseadores estão devidamente identificados, com o crachá estampado no colete que contém também um QR code, para direcionar a pessoa a página de identificação do recenseador, direto do site do IBGE”, completou.

O cenário em Vitória da Conquista

Com 94,82% da população recenseada e mais de 143 mil domicílios visitados desde o início do Censo 2022 no último mês de agosto, Vitória da Conquista continua sendo a terceira maior cidade da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, segundo o IBGE.

O coordenador de área do IBGE, Gabriel Couto, explicou que em dezembro o instituto enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma estimativa de 387.524 habitantes, mas esse não é um dado final. “Ainda estamos coletando, mas só no final para termos certeza do número total”, ressaltou.

Gabriel também mencionou que 123.088 dos 149.527 domicílios visitados estavam ocupados, “ou seja, estima-se que tinham ao menos um morador”. O coordenador de área lembrou ainda que moradores de 2.409 residências não quiseram responder à pesquisa e declarou que o maior desafio na coleta do Censo 2022 são aqueles domicílios onde se sabe que mora alguém, mas as pessoas não são encontradas.

Os moradores que não estavam no momento da visita do recenseador, podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp que foi deixado na folha de recado para marcar um melhor horário, ou então ligar para o telefone 137 para responder ao questionário inicial e agendar nova visita.

“Essa é a nossa única pesquisa domiciliar que traz informações a nível municipal e até dentro dos distritos e bairros”, salientou Gabriel ao reforçar que as informações prestadas são de caráter confidencial e serão utilizadas somente para fins estatísticos.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)