Conquista: Socorro!!

Todo início de ano, famílias brasileiras têm um compromisso certo. A compra dos materiais escolares. Em Vitória da Conquista as livrarias e papelarias já registram um bom movimento. São aqueles pais que preferem se antecipar para não dar de cara com o comércio abarrotado. A grande maioria desses estabelecimentos, inclusive, contratou mais funcionários para dar conta da demanda.

Mas é bom preparar o bolso e o coração, em 2023 diversos itens que compõem a lista de material escolar, chegaram a subir até 30%. Em 2022, por exemplo, produtos como cadernos e artigos de papelaria encareceram 10%, o dobro da inflação, de acordo com dados do IBGE.

Como se não bastasse, a família brasileira ainda tem muitos outros gastos em janeiro, como o IPTU e o IPVA. Um verdadeiro sufoco.

As dicas que os especialistas dão é comprar com calma, pesquisando os preços em lojas físicas ou virtuais. É interessante também procurar lojas que deem desconto na compra da lista completa do material escolar. Ou se juntar a outros pais e mães para fazer uma compra coletiva. E claro, não deixar a criançada escolher todas as marcas e modelos dos materiais, elas costumam ir no desenho ou filme da moda, que costumam ser os itens mais caros.



Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)