Conquista: Xandó repudia vandalismo em Terreiro de Candomblé e cobra que as autoridades tomem providências

Entre a noite do dia 31 de dezembro e 01 de janeiro um homem invadiu e depredou um Terreiro de Candomblé no bairro Vila Elisa. Foram destruídas imagens religiosas, quartinhas, Igbás dos Santos, roupas de axé, atabaques, fios de conta, máquina de costura, geladeira, fogão, e outros objetos. Até a comida que estava na geladeira e nas dispensas foi jogada no chão e destruída.

O Vereador Alexandre Xandó (PT), esteve no Terreiro de Xangô prestando apoio ao Tata Lucas e disse ao blog: “de 2019 pra cá, tivemos todos os anos algum grande caso de ataque às Religiões de Matriz Africana. Até quando a Polícia e o Ministério Público vão ficar de braços cruzados? De todos os casos que acompanhei, ninguém foi sequer processado e muito menos condenado. Aí a gente olha o boletim de ocorrência e tá lá escrito como crime de dano. Não há nenhuma referência ao racismo, ao crime contra o sentimento religioso e à invasão de domicílio. Aí se você for procurar as estatísticas sobre crimes contra o povo de candomblé em conquista, elas não existem, pois é tudo camuflado. É isso que nós chamamos de racismo institucional.”
O Vereador disse ainda que vai levar o caso ao conhecimento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)