Escolas conquistenses receberão laboratórios tecnológicos inovadores a partir de 2023

Foi-se o tempo em que o quadro negro, os livros impressos e os mimeógrafos eram os principais meios para o ensino e a aprendizagem. Hoje, com os aparelhos tecnológicos cada vez mais portáteis e com a popularização da internet, vivemos uma revolução do conhecimento. Tudo, absolutamente tudo, está na rede, e recorrer a ela na hora da dúvida já faz parte do nosso dia a dia.

Em meio a tantas evoluções e potencialidades das tecnologias digitais no mundo atual, surge um grande desafio para escolas e professores: associar as tecnologias com a educação. E foi diante deste cenário que surgiu o Projeto Pequenos Polegares, uma iniciativa que visa levar laboratórios de tecnologia para as escolas de Vitória da Conquista.

A iniciativa partiu de uma pesquisa do Mestrado em Educação da UESB, realizada pelo professor Rogério Gusmão e foi acolhida pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Segundo Rogério, as pesquisas mais recentes no âmbito das tecnologias na educação apontam que o Norte e o Nordeste do Brasil enfrentam desafios que revelam a infraestrutura como o principal obstáculo, onde grande parte das escolas não dispõem de espaços destinados aos usos das tecnologias para as práticas pedagógicas. “A pesquisa utilizou uma estratégia de inovação chamada Design Thinking que, junto com os professores da Escola Helena Cristália, foi capaz de identificar os problemas reais vivenciados pela comunidade escolar e apresentar alternativas viáveis para minimizar os impactos deficitários que a educação pública vem vivenciando”, afirma.

Motivado com o impacto que o projeto irá promover na vida de professores e alunos, o Secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, endossa a importância de parcerias da PMVC com as Universidades da cidade: “A Prefeitura vem incentivando as parcerias com as Universidades da nossa cidade, por entendemos ser esse o caminho para encontrarmos soluções inovadoras e efetivas para os desafios encontrados na contemporaneidade, além de valorizar os sujeitos envolvidos nesses projetos. Na Educação, em especial, essas parcerias têm trazido muitos frutos e o Projeto Pequenos Polegares é um grande exemplo disto”.

Além de todo o ânimo que o Projeto Pequenos Polegares tem despertado na educação da nossa cidade, a iniciativa parece ter potencial para encher os conquistenses de mais orgulho. O Projeto foi inscrito no Prêmio LED (ação da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho) e já foi aprovado na primeira fase. Torcemos para que esteja entre os vencedores. Boa sorte, Pequenos Polegares!



Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)