Conquista: A Praça do Boneco ficou linda

Depois de ornamentar a Praça Tancredo Neves, a Prefeitura de Vitória da Conquista, como acontece desde 2019, levou o clima do Natal Conquista de Luz para a Praça Mármore Neto, uma das mais conhecidas do bairro Brasil, na zona oeste da cidade. Na noite desta quinta-feira (1º), as luzes foram acesas.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, a ideia é que famílias, amigos e vizinhos confraternizem nesse espaço. “Trazemos a ornamentação de Natal para a principal praça da zona oeste para que as pessoas que morem aqui no entorno tenham esse momento de lazer, de vir tirar fotos, de mostrar para as crianças como a praça está ainda mais linda durante esse período natalino”, disse.

 

Também na Praça Mármore Neto, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) mantém o conceito levado em conta na Tancredo Neves, sob a orientação do titular da pasta, Xangai, de evitar que as árvores sejam sobrecarregadas com instalações elétricas. Por isso, algumas das palmeiras que compõem a paisagem da praça recebem apenas mangueiras com luzes de LED.

Ao todo, quase 300 mil microlâmpadas coloridas de LED foram instaladas na Praça Mármore Neto. Além de ornamentar a ponte existente no local, as luzes estão espalhadas pela decoração que inclui um túnel, um pergolado e três árvores feitas com estrutura de metalon, cada uma delas com seis metros de altura, além de placas e adereços com motivos natalinos.

Na quarta-feira (30), quando o serviço de instalação estava sendo concluído, o morador Evandro Santana, 83 anos, fez questão de acompanhar o trabalho e comentar o gosto por ver a ornamentação e a curiosidade que esse momento desperta, com as luzes acesas, foi a vez do pedreiro Fernando Sousa, que passava pelo local, parar para admirar.

Fernando mora próximo à praça e definiu a decoração como linda. “Ficou linda mesmo, muito arrumada”, reafirmou o pedreiro. Por essa razão, ele chamou a atenção para um aspecto importante: o cuidado. “Não só os moradores que moram aqui por perto, mas todos têm de preservar a beleza da praça, não deixar bagunçar e nem destruir esse benefício que a Prefeitura fez porque a decoração ficou muito bonita. Vamos cuidar dela”, pediu.

Ornamentação outros locais

Ainda nesta quinta-feira (1º), a ornamentação natalina teve início no distrito de José Gonçalves. E, na próxima semana, será a vez de Inhobim e Bate-Pé. Outras localidades da zona oeste, como os bairros Alegria e Vila Serrana, também serão contemplados. “Nosso intuito é, a cada ano, ir ornamentando mais lugares”, contou a prefeita.

Assim que essa programação for concluída, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) pretende iniciar a decoração natalina da Avenida Olívia Flores.

Essa agenda de ornamentação poderá ser modificada, conforme as mudanças do clima. “Ainda temos muito trabalho pela frente. Mas, tudo também depende do fator climático. As chuvas podem prejudicar o nosso trabalho”, informa o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Melchisedeck.



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)