Premiação reconhece os melhores cafés do planalto da Conquista


Na noite desta sexta-feira (11), a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) premiou os melhores cafés do planalto da Conquista durante a 3ª edição do Concurso Coopmac de Qualidade do Café. O evento, realizado na Casa Rafik com o objetivo de valorizar a produção de cafés finos na região, foi prestigiado pela prefeita Sheila Lemos.

Sheila destacou que o evento, desde sua primeira edição, tem contado com o apoio da Prefeitura. “Entendemos que esse é um evento belíssimo, que tem buscado consolidar uma cultura cafeeira de qualidade aqui no planalto. E eu diria que a diferença para isso está no amor que se coloca desde o cultivo. Meu desejo é que cada vez mais tenhamos cafés de qualidade sendo cultivados aqui para levarmos para a Bahia e para o mundo”, afirmou.

A parceria para o fortalecimento da cultura cafeeira na região foi reconhecida pelo presidente da Coopmac, Gilmar de Oliveira. “Contar com o apoio da Prefeitura é de fundamental importância. Temos muito que agradecer, e quando digo nós, não é simplesmente a Coopmac, mas a região porque é uma tentativa de fortalecer essa marca de cafés finos para a região, para nos consolidarmos nessa área”, enalteceu.

De acordo com Gilmar, nesta edição, foi perceptível a evolução do concurso, no que diz respeito à qualidade dos cafés. Ao todo, foram 69 amostras inscritas. Destas, 30 foram selecionadas por árbitros degustadores profissionais, das quais foram extraídas as dez melhores premiadas na noite desta sexta-feira.

Rosivaldo Brito, ao lado da esposa Laila Mendes, recebeu, em nome de sua mãe Rosa Nizia Antunes, o título de melhor café

O primeiro lugar ficou para Rosa Nizia Antunes (Fazenda Duas Barras/Encruzilhada), que participou pela segunda vez da competição. O café vencedor, que obteve nota 86 dos árbitros, foi definido por eles como um café com notas de frutas secas e chocolate meio amargo, de aroma frutado e que atingiu o ápice da maturação.

Rosa não pôde estar presente, mas foi representada por seu filho, Rosivaldo Brito, que definiu o momento: “é uma emoção muito grande, sabemos que a produção exige muito, foi um ano difícil com chuvas irregulares, a seca, mas aqui está a grande premiação, que nos move”. Ele recebeu a premiação das mãos da prefeita Sheila Lemos.

O 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, para Vinícius de Brito Rodrigues (Fazenda Santa Rita II/Barra do Choça) e Flávia Rebouças (Fazenda de Coronel/Vitória da Conquista).

Também prestigiaram a premiação, entre outros membros do governo, o chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias, e os secretários municipais de Agricultura, Luis Paulo Sousa, Governo, Geane Oliveira, e de Comunicação, Giorlando Lima.



Cultura, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)