Em encontro com Arcebispo, comunidades rurais de Vitória da Conquista pedem ajuda

Desde as chuvas do final de 2021, que deixou famílias desabrigadas na zona rural, a Arquidiocese de Vitória da Conquista tem acompanhado e assistido a população mais carente, por meio das paróquias e das comunidades católicas.

Sensibilizado com a situação, o Arcebispo Metropolitano Dom Josafá Menezes propôs a realização de rodas de conversa com as comunidades, “como um momento de escuta, para que possamos conhecer de fato a realidade local e saber como estão agora, como enfrentaram a situação e quais as atuais necessidades e as mais urgentes”, explica.

A primeira roda de conversa aconteceu no último sábado (5), na sede do distrito do Pradoso, com a participação de padres e representantes locais, incluindo moradores dos distritos de Bate-Pé e do Iguá.

A professora da Uesb, Ana Emília, pesquisadora que estuda os aspectos geográficos da cidade, apresentou as características da região e falou sobre o que aconteceu para causar as enchentes e inundações. Segundo ela, a maioria das casas alagadas está construída em áreas de passagem da água, onde antes passavam rios, córregos ou eram lagoas, mas que foram extintas pelas constantes secas, porém quando chove, permanecem como caminho natural das águas.

No momento da participação popular, os moradores relataram dificuldades com as estradas, existindo áreas que ainda estão isoladas, sendo possível chegar apenas a pé. Também solicitaram melhorias para o abastecimento de água, ampliação do atendimento nos postos de saúde e a implantação da coleta de lixo. Uma das moradoras chegou a se emocionar relatando as dificuldades das famílias que vivem no campo.

O encontro contou ainda com a participação do engenheiro Cláudio Gomes, que falou dos encaminhamentos que poderiam ser tomados a partir das manifestações da população, e de representantes da Prefeitura Municipal. – Além do Arcebispo, o clero foi representado pelos padres Geneildo Almeida, Wanderson Aminadab, Frei Sebastião Dias e Frei Jesulino Pereira.

O objetivo da Arquidiocese é continuar realizando esses encontros em outras localidades prejudicadas pelas fortes chuvas em Conquista e outras cidades do território pastoral, como Itambé e Itapetinga.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)