Conquista: Prefeitura acredita que incêndio na Lagoa das Bateias foi criminoso

A equipe de brigadistas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e o Corpo de Bombeiros tiveram que trabalhar duro para, mais uma vez, combater um incêndio de grandes proporções que foi queimou grande parte da vegetação da área da Lagoa das Bateias, nesta quarta-feira (15).

Até o início da noite, o fogo já estava controlado na parte próxima às casas, porém, a densa fumaça, proveniente da queima das taboas, junto com as rajadas de vento ainda dificultavam o trabalho dos brigadistas para conter as chamas da parte interna. “Nosso maior prejuízo com este incêndio é com a fauna local, composta de alguns roedores, répteis e principalmente aves. Vamos permanecer aqui até conseguir controlar o incêndio”, declarou a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Segundo ela, devido ao calor e à baixa umidade nesta época do ano, as queimadas tornam-se frequentes. “Fazemos um apelo à população para colaborar conosco a mitigar os incêndios que prejudicam a saúde da população e afetam a fauna e a flora local”, ressaltou Ana Cláudia.

Crime ambiental – Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental definido no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, com pena prevista de 2 a 4 anos de reclusão.

Além de responder a processos criminais, o munícipe pode sofrer multa administrativa de R$ 1 mil por hectare, e pode ser chamado a reparar os danos causados, incluindo danos morais em prol da coletividade.

Para comunicar focos de incêndio, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 77 3429-7900.



Conquista, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)