Programação completa da Mostra Cinema Conquista é lançada no Café com Cinema

Fotos: Rafael Flores

Aconteceu na noite dessa terça-feira, 30, no no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o Café com Cinema, que apresentou ao público e à imprensa a programação da 13ª edição da Mostra Cinema Conquista. O evento acontece de 4 a 9 de novembro em Vitória da Conquista, com entrada franca para todas as atividades.

Ao todo, durante os seis dias do evento, serão exibidos 50 filmes entre curtas, médias e longas-metragens. Nesta edição, as exibições serão realizadas na sala principal do Centro de Cultura, na Praça CEUS J. Murilo, no bairro Alto Maron, e em escolas municipais dos distritos de São Sebastião, Pradoso, Inhobim, Iguá e Bate Pé. Já a programação acadêmica contará com uma mesa temática, quatro conferências, debate (Papo de Cinema),  três lançamentos de livros, um curso e duas oficinas.

Para o idealizador e coordenador da Mostra, Esmon Primo, trata-se de um esforço para manter viva a comunidade de cinema em Conquista, referenciada na obra do cineasta Glauber Rocha e em projetos atuais como o curso de Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o projeto Janela Indiscreta e a própria Mostra. Arte como espaço de reflexão e ação política, cravou Marcelo Lopes, presidente do Instituto Mandacaru, instituição proponente da Mostra. Segundo Lopes, a entidade busca projetos nos quais as pessoas possam se expressar, destacando o espaço da Mostra para os diversos cinemas brasileiros.

Já a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Tina Rocha, ressaltou que a Mostra é um espaço importante para o cinema brasileiro, pois muitos filmes ainda ocupam pouco espaço na programação da maioria dos cinemas. “Vitória da Conquista está de parabéns! A comunidade está convidada para vir participar desse evento”, convidou a secretária.

A abertura oficial da Mostra acontece no teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, às 19h30, do domingo, dia 4 de novembro, com a homenagem ao cineasta Chico Liberato e exibição dos filmes Amarilis (Chico Liberato, 2016) e A Cidade dos Piratas (Otto Guerra, 2018), além de apresentação musical comandada pelo Maestro João Omar.

Mostra Cinema Conquista – Ano 13 tem o apoio cultural da TVE Bahia, TV Sudoeste, Educandário Padre Gilberto, Tia Sônia e Schin. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas, do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB), da Diretoria Audiovisual do Estado (DIMAS) e do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)