A nova cara da música conquistense: dez nomes pra prestar atenção em 2018

Por Gilmar Dantas

*Este post integra a série Melhores do ano especialmente escrita para o Blog do Rodrigo Ferraz, viabilizada através de uma parceria com o Selo Piripiri que, no dia 18 de janeiro, festeja um ano com shows das bandas Vivendo do Ócio, Transe (ES) e Taro no Cultura Bacana. Adquira já o seu ingresso: http://bit.ly/2oFTowf

A cena conquistense renova-se a cada ano. E é muito legal ver uma cena talentosíssima ganhando força nos mais variados estilos, do rap ao black metal. Conheça alguns nomes que vão dar o que falar em 2018.

Balaio – Sem dúvida a maior revelação do ano de 2017 em Vitória da Conquista. Além de ocupar o posto de vocalista da Dona Iracema (com a responsabilidade imensa de substituir Rodrigo Pinheiro), ainda se lançou em  carreira solo com apresentações elogiadíssimas.

Breno Freire – É mais conhecido fora de Conquista do que aqui, principalmente na cena black metal. A versatilidade é sua principal característica, mantendo em atividade sete projetos bem distintos. Em dezembro, foi destaque no portal Whiplash com “As Long As I Can”.

Cayari – Gabi Cayari lançou um clipe super produzido em junho, com direção do casal Jonathan e Lara Valim. Com uma sonoridade influenciada pelo rap, pop, blues e R&B, a jovem, que tem descendência indígena, promete mais lançamentos em breve.

Ingrid Sotero – Tem presença de palco fortíssima. Negra, bela e com uma voz maravilhosa, Ingrid revelou-se nos saraus do Hotel Mambembe (como a maioria da nova cena conquistense) e acabou de participar do novo single do rapper Supremo.

La Lunna – Começou sua carreira na música há pouco e já tem um material consistente, lançando dois bons trabalhos em 2017, o ep Girl Power e a mixtape Mina de Ouro. Seu destaque não fica apenas nas gravações. Além de um ótimo clipe de estreia, suas apresentações ao vivo chamaram a atenção de muita gente, incluindo o rapper RAPadura.

Lethal Selectah – Filho do também DJ Loro Vudu, Lethal tem estilo próprio e tem feito seus próprios corres (com o apoio do pai, claro, mas buscando sua independência). Participou de shows importantes, como a quarta edição do Conexões de Rua e da Semana da Juventude, além de produzir a mixtape Trap Clash, de TR MC, na qual foi responsável também pelo instrumental.

Renato de Abreu Schettini – Tem se destacado muito no Sarau & Palco Aberto Hotel Mambembe, mas também já é conhecido e premiado em outros circuitos, como os festivais estudantis do estado e os festivais do Conservatório Municipal de Música. Participou do Grupo Olaria de Artes Integradas.

Sckenov – Ariel Amaral, nome verdadeiro do DJ Sckenov, tem 20 anos e também é produtor cultural, integrando o Twerknov Team e responsável pela realização de várias festas, principalmente no Underground Pub e Canto do Sabiá. Seu mais novo lançamento é o hit “Comissária de Fritação”, que rapidamente chegou a 17 mil visualizações no Soundcloud.

Taro – Não poderia faltar uma banda de rock nesta lista. A Taro, cujos integrantes tem entre 15 e 17 anos, é a maior revelação do estilo na cidade. A banda já começou a carreira com repertório autoral e produzindo seu próprio show de estreia. Também engatou participação na prévia do Festival Suíça Bahiana e no Natal Conquista de Luz.

Só Wellington – Wellington Esteves, também conhecido como Tonnie Mendingo, é um dos músicos mais criativos da nova geração conquistense. Com uma capacidade incrível pra contar histórias, suas letras versam sobre coisas do cotidiano, nas quais até um item simples como um Pinho Sol pode ser tornar um hit instantâneo. Não achei nada no youtube mas é só clicar aqui e acessar aos vídeos do artista no Facebook.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)