Conquista: Igreja da Paróquia Santa Luzia será reinaugurada em clima de festa

santa-luzia

A Paróquia Santa Luzia, localizada na Urbis 5, está em festa. No próximo domingo, dia 18 de setembro, às 09h, será celebrada a Missa de reinauguração da Igreja Matriz, que será presidida pelo Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luis Gonzaga Pepeu.

A comunidade convida à todos para que possam comemorar esse grande momento. ‘Paróquia Santa Luzia, há 19 anos semeando a palavra de Deus na vida do povo’.

santa-luzia-2

Conheça um pouco da história:

O território da Paróquia Santa Luzia pertencia a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, coordenada pelos Padres Capuchinhos. Em uma reunião de rotina, despertou-se então o interesse de pessoas em formar uma comunidade após a realização da novena do Natal, após a novena alguns casais começaram a reunir-se nos lares dando ai a criação da nova comunidade. Graças ao trabalho e o esforço deles como também da comunidade, no ano de1990 foi construída a pequena Capela.

A comunidade escolheu como Padroeira Santa Luzia por sugestão de Frei Bernardo. A doação do terreno para a construção da Capela foi feita pela Câmara de Vereadores, com a ajuda do Sr. Hélio Ribeiro sob o esforço de Frei Mario e Frei Gilson (OFM) Houve doações significativas de empresários como Rubens (in-memorian) que doou as tesouras de ferro para o telhado, do Sr. Pedro Morais (in – memorian) que doou os bancos e por ser devoto de São Pedro pediu que todos os anos se fizesse o tríduo em louvor aos santos (Pedro e Paulo) pouco depois a comunidade é agraciada com uma imagem de São Pedro que hoje possui dois séculos.

Em 1994 Os capuchinhos realizam as Santas Missões Populares sob a coordenação de Frei Samuel (OFM) e assim em todos os bairros adjacentes são criadas comunidades. E a comunidade de Santa Luzia passa a ser a comunidade “Mãe”. Com o desenvolvimento do bairro Urbis IV e V e bairros vizinhos, que, formavam a comunidade da capela Santa Luzia e com o crescimento populacional dos bairros vizinhos, fizeram que o então Bispo de Vitória da Conquista D. Celso José Pinto da Silva, viesse a fundar a Paróquia de Santa Luzia e a pequena Capela se transformou em Matriz.

A Comunidade Santa Luzia foi entregue a uma nova congregação que desejava se instalar na Cidade, a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Os Estigmatinos – que tem como fundador São Gaspar Bertoni, tornando-se Paróquia Santa Luzia numa Celebração realizada no CAIC, celebrada por Dom Celso e Padres da nova congregação em 1° de junho de 1997. Teve como primeiro Pároco Padre Benedito Pereira Css, juntamente com o vigário cooperador Padre José Teixeira Css. A comunidade começa a viver momentos fortes. No ano de 1997 chega a nossa paróquia o Padre Edésio Css para exercer a função de formador do seminário Estigmatino. Em 08 de dezembro de 2000 era inaugurada a nova Igreja Matriz.

Em 08 de janeiro de 2001 toma posse o novo Pároco Padre Leobino Rocha Css, junto com o então diácono José Aparecido que nesse mesmo ano é ordenado Sacerdote e continua servindo a essa Paróquia. Em julho desse mesmo ano acontece a 1ª S. M. P. Estigmatina, onde todas as comunidades vivem um novo Kairós, reavivando os carismas da evangelização preferencial pelos mais pobres.

Em agosto de 2001 retorna como Pároco de Santa Luzia o Padre Benedito Pereira Css. Ficando até dezembro de 2002, nessa mesma data o Padre Odilon Css, também é transferido para Curitiba.

No dia 02 de março de 2003 a Paróquia Santa Luzia mais uma vez entra em clima de festa com a chegada do novo Pároco Padre Vanderlei Carlos. Css e o religioso Ir. Antônio Valentim. A celebração foi presidida pelo então Arcebispo Dom Geraldo Lírio Rocha.

Em dezembro de 2006, o Padre Silvano Pinheiro chega a Paróquia como novo colaborador que vem somar junto ao Pároco Padre Vanderlei e o Ir. Antônio Valentin,  para o atendimento pastoral dessa porção do rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Paróquia Santa Luzia tem uma estrutura física considerável, possui salão paroquial, salas para reuniões e catequese, secretaria, sala de secretaria da crisma e da catequese.

No ano de 2010 mais um sonho se torna realidade, a construção da Capela das Exéquias.

A Paróquia Santa Luzia não para de crescer, a cada dia que passa a sua missão está sendo realizada com mais fervor e mais seguidores estão sendo convocados para propagar o reino de Deus.

Para isso conta com a colaboração dos mais diversos grupos inseridos na Paróquia que são: 11 comunidades sendo 06 urbanas e 05 rurais. Diversos Grupos, Pastorais e Movimentos na matriz sendo que todos atuam também nas comunidades, que em união com o Pároco Padre Vanderlei, o Vigário Padre Silvano e o Ir Antônio, realizam trabalhos de reflexão, conscientização eclesial e ação social, transformando a jovem comunidade numa Paróquia viva e participante.

No ano de 2011 novos Padres Estigmatinos vêm para somar em nossa Paróquia, o jovem Padre Joélio, logo após o Padre Graciomar vai chegando e conquistando a cada membro. Padre Vanderlei é designado para pastorear outros rebanhos e Padre Graciomar toma posse como pároco juntamente com os Padres Ricardo e Jorge.

Os Padres Jorge e Ricardo são designados para outros pastoreios, e o Padre Edésio Css, retorna como vigário cooperador.

Com a riqueza dos ministérios, dos dons e carismas que o Espírito Santo nos cumulou a proteção de Nossa Senhora, seremos uma Igreja de discípulos e missionários a serviço da Evangelização, atendendo o convite do nosso saudoso São João Paulo II de superar os desânimos, os cansaços e levar o barco para o alto mar, sem medo e com muita esperança, porque o Senhor Jesus nos acompanhará na pesca e a tornará abundante.



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)