Conquista: Gerência Municipal de Políticas de Inclusão completa um ano de funcionamento

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Criada pela Prefeitura de Vitória da Conquista no início do segundo semestre de 2015 e incluída na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação, a Gerência Municipal de Políticas de Inclusão completou um ano de funcionamento na última quinta-feira, 4. Ao longo desse período, houve uma série de iniciativas especificamente direcionadas à ampliação da acessibilidade. Uma das primeiras ações foi o apoio institucional, em setembro do ano passado, ao 1º Encontro do Dia dos Surdos, uma iniciativa da Associação de Surdos de Vitória da Conquista. O evento promoveu discussões em busca de alternativas que pudessem facilitar a inclusão dessa parcela da população – que, em Vitória da Conquista, segundo a ASVC, possui aproximadamente 300 pessoas. Cursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram ofertados à comunidade. Primeiro, a pessoas surdas, em março deste ano, com carga de 40 horas. Em abril, outro curso, com 80 horas, foi oferecido a policiais militares das três companhias existentes no município – e ainda aos que atuam na Base Comunitária do bairro Nova Cidade.

Hoje, pessoas surdas marcam presença em associações e conselhos. E Vitória da Conquista é o terceiro município baiano a receber do Governo Federal uma Central de Interpretação de Libras (CIL). O equipamento, que começou a ser implantado no país em 2013, tem o objetivo de garantir atendimento de qualidade às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, através de serviços de tradução e interpretação. Pretende-se, assim, facilitar o acesso desses cidadãos aos serviços públicos por meio da intermediação do intérprete.

Atualmente, a CIL está em fase de implantação. Assim que estiver em pleno funcionamento, estará disponível na sede do programa Estação Juventude, situado na avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, Jurema. A equipe será formada por três intérpretes, com um automóvel à disposição.

‘Cidade mais digna’ – “Aos poucos, estamos mudando a cara de Vitória da Conquista, no que tange à questão da acessibilidade comunicacional”, explicou o gerente municipal de Políticas de Inclusão, Magno Prates, durante uma reunião que celebrou o primeiro ano de atividades da gerência, nessa quinta-feira, 4.

No mesmo encontro, o prefeito Guilherme Menezes avaliou positivamente essas primeiras iniciativas: “Este momento marca o primeiro ano da gerência e demonstra o interesse da Prefeitura por esse trabalho. Agradecemos a todos que têm ajudado a transformar Vitória da Conquista numa cidade mais digna para os seus habitantes”.

Abrindo portas – Apesar do ainda curto tempo de atuação, o impacto da atuação da Gerência de Políticas de Inclusão pode ser medido pelo comentário de outro participante da reunião de hoje: o jovem surdo José Carlos dos Santos, 29 anos, que concluiu o Ensino Médio há quase dois anos.

Através de um intérprete, ele afirmou que há uma grande diferença entre seus tempos de estudante, quando dispunha de poucos meios para se comunicar com os ouvintes, e o os dias atuais, em que conta com a existência de uma instância no Governo Municipal especialmente dedicada a essa questão.

Esse avanço pode auxiliá-lo, portanto, em seu objetivo: estudar teatro ou cinema. “Isso abre portas de comunicação para os surdos serem mais livres, abrirem suas mentes e se comunicarem com os ouvintes. Antigamente, não havia isso”, sintetizou José Carlos.



Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)