Opinião: A Escola Sesi chega a Vitória da Conquista

mundo vet

Por *Vilmar Rocha

aea86df0-cfdc-4541-8002-5ac51d418d8d

É fato que Vitória da Conquista é um polo educacional de referência no estado da Bahia. Aqui, encontram-se Universidades, faculdades, colégios e cursinhos que propiciam ao estudante conquistense e de toda região a evolução cognitiva necessária para que se transforme cada vez mais de sujeito empírico para discursivo.

A boa notícia é que a Suíça Baiana agora poderá contar com mais um local de construção do conhecimento: a Escola Sesi Anísio Teixeira. O Sesi Sudoeste, estabelecido em Vitória da Conquista, já é referência na oferta de educação nas modalidades de EJA, Educação Continuada e Educação a Distância.

Agora em 2016, inaugura-se então, a Escola Sesi Anísio Teixeira de ensino médio integrado. Isso significa que o Sesi vai ofertar e ensino médio e o Senai, o curso técnico a depender da escolha do aluno. Tudo isso vai funcionar em uma Unidade Integrada que abrigará as três casas da Fieb em Conquista: O Sesi, o Senai e o IEL. O prédio será inaugurado em fevereiro e fica na Avenida Olívia Flores, bem pertinho da Uesb.

Através do Ebep (Educação Básica articulada com a Educação Profissional), o objetivo da escola é de preparar o aluno para o vestibular e para o Enem; e ainda qualificá-lo para o mercado de trabalho, que hoje, exige bons profissionais.

A outra boa notícia é que o processo seletivo de alunos está reaberto para toda a comunidade, ou seja, ele é para todo mundo agora e não apenas para os dependentes daqueles que trabalham na indústria. Para poder fazer a prova de seleção, é necessário que aluno tenha concluído o ensino fundamental e que se dirija ao Sesi Sudoeste que ainda funciona na Rua Sete de Setembro, no Centro.

Conquista, inegavelmente, merecia ser contemplada com uma escola desse nível e que é nacionalmente renomada. A inauguração da Escola Sesi certamente representa um salto na Educação da cidade e trará bons frutos aos nossos estudantes.

*Vilmar Rocha é Administrador e Especialista em Gestão Empresarial. Trabalha na gestão de contratos e já desenvolveu projetos socioambientais. Licenciado em Letras pela Uneb, possui diversas experiências em sala de aula no ensino da Língua Portuguesa como idioma vernáculo e do Inglês como língua adicional. É pós-graduando em Ensino de Línguas Mediado Por Computador pela UFMG e Aluno Especial do Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Uesb.