Tome Nota – Um giro pela cena cultural conquistense e o que vem por aí!!

´tex encomendas

Por Mariana Kaoos

Mostra Cinema Conquista

mostra

A notícia é quente e está saindo em primeiríssima mão: Esse ano, o homenageado da Mostra Cinema Conquista será o ator conquistense Paulo Tiago, que faleceu no ano passado. Paulo pertencia a uma família inteira de artistas. Sônia Leite, sua mãe, é atriz. Seu pai, Gildásio Leite, ator e diretor. Seus irmãos, Gabriela e João Gabriel, cineastas e, sua outra irmã, Pauline, produtora. Todos, de certa maneira, foram nomes de extrema importância para a produção e consolidação do cenário cênico em Vitória da Conquista. Paulo, por exemplo, escreveu, atuou e dirigiu a peça intitulada Tragédia do Tamanduá, que, posteriormente, virou também filme. Quem assina a curadoria da homenagem é o fotógrafo Vinicius Gil, mais conhecido como Purki. Luiza Audaz entra, junto com ele, na produção. Os dois estão viajando hoje, inclusive, para Salvador, a fim de conversar com a família de Paulo e reunir material para a exposição. Ainda sobre a Mostra, essa será a sua 11ª edição e ocorrerá entre os dias quatro e nove de outubro. Outra grande novidade, é que ela vai ser realizada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na parte do anexo e na concha acústica. Desde o ano de 2013 o Centro de Cultura estava fechado para reforma. Tudo indica que último evento que ocorreu por lá, inclusive, foi a própria Mostra e, agora, ela que irá reinaugura-lo. Parece que esse ano a Mostra Cinema Conquista vai dar muito o que falar. E que bom! Notícia boa ou não é?

Não mexe comigo, que eu não ando só

nao mexe comigo

Já pensou em atrelar a cultura e a arte às pautas sociais que rondam o nosso cotidiano? Não seria maravilhoso degustar um produto artístico e, ao mesmo tempo, refletir através dele sobre a nossa conjuntura social? Então, tem um grupo de mulheres, fortes, destemidas e empoderadas que estão propondo justamente isso, lá em Salvador. Vindas das mais diferentes vivências culturais, elas se uniram em torno de um objetivo: montar uma peça, cujo nome será “Somos Todas Clandestinas”, que trará como tema o universo das mulheres que realizam o aborto no Brasil. As meninas já estão em fase de montagem do roteiro e, ao que tudo indica, alguns pontos chaves estarão incutidos no espetáculo, como a legalização e descriminalização do aborto, os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e o papel do Estado e dos homens nisso tudo. Essa é uma temática que precisa ser discutida, pensada e objetivada em ações com extrema urgência dentro da nossa sociedade. O legal do “Somos Todas Clandestinas” é que, além de ser uma peça pontual, o público (você mesmo aí!) também pode contribuir com ela. Na verdade, a equipe de produção lançou o projeto na plataforma web Benfeitoria. Nessa plataforma, inúmeros grupos podem apresentar projetos para a captação de recursos. Claro que oferecendo algo em troca ao público. A peça em questão tem como objetivo conseguir o financiamento necessário para custear a produção e, em contrapartida, realizar uma temporada de dez apresentações gratuitas. Será esse o tão esperado momento de começar a mudar as nossas vidas através da arte? Acredito que sim. Para quem quiser contribuir ou até mesmo conhecer um pouco mais do projeto, é só dar um clique: https://beta.benfeitoria.com/somostodasclandestinas. A captação de recursos vai até o dia 29 de setembro.

Pra ver, ouvir e comer

o quadro

Já ouviram falar de um grupo de rap soul dub chamado O Quadro? Então, eles são de Ilhéus, passaram algum tempo em turnê na Europa e vieram se apresentar em Vitória da Conquista algumas vezes. Em 2012, O Quadro lançou seu primeiro disco, que até hoje é um dos mais ouvidos mundo afora. Os meninos são de responsa e já tem um nome consagrado em diversos lugares. Em 2008, por exemplo, eles foram indicados ao prêmio Hutuz (maior festival de hip hop da América Latina). Já em 2012, foram convidados a abrir o projeto “Conexão Vivo na Sala do Coro”, juntamente com Lucas Santtana e Moraes Moreira, lá no Teatro Castro Alves, em Salvador. Enfim, o histórico do grupo é vasto e vale muito mais que uma notinha. No entanto, vir agora falar deles aqui é por um motivo específico e, por sinal, muito gostoso: além da música, O Quadro, juntamente com a fábrica ilheense Coroa Azul, acabou de lançar uma linha de chocolates. Isso mesmo que você acabou de ler! CHO-CO-LA-TE! A linha levará o nome do grupo e será artesanal, com 70% de cacau. Denominado também como Chocolate Sound, o lançamento do produto rolou lá no Rio de Janeiro, quando O Quadro realizou algumas apresentações musicais, no meio desse mês. Os que provaram garantiram que o chocolate é uma delícia e que, mais delícia ainda é poder comê-lo ao som da banda. Deu água na boca? Em mim também também. Para os interessados, tá rolando de fazer encomendas do chocolate via email. Olha o endereço: [email protected]

Vestidos de Caim

caim

Para alegria dos amantes da boa música e suspiro dos fãs de plantão (e que não são poucos!), Caim está de volta. Caim, ou “Ciência, Arte, Ideologia e Música”, é o nome do primeiro disco, bem como do projeto musical de Achiles Neto e Marcus Marinho. Os meninos, que mandam muitíssimo bem no que fazem e já ganharam alguns bons festivais Brasil afora, farão uma apresentação única aqui em Vitória da Conquista. Ela será nessa quinta-feira, às 20h30minh, lá no Teatro Carlos Jeová. A produção ainda não divulgou o valor dos ingressos, mas, ouvindo umas conversinhas aqui e ali, parece que o evento será gratuito. Será mesmo? Bom, independente de ser ou não, super vale marcar presença e ir conferir de perto o som do Caim que transita pelo jazz, samba, rock e, principalmente, pelos ritmos nordestinos. O show irá girar em torno das músicas do disco, lançado em outubro de 2014. Na página do eventon no facebook, é possível notar diversas manifestações de carinho do público e muita animação, pela novidade do show de quinta feira. Pra quem vai, é bom chegar cedo e garantir logo o melhor lugar e apreciar o show de Caim, que, na certa, será lindo mais uma vez.

Quero ver você se balançar ao som do dancehall

raga

O burburinho maior que anda rolando na cidade, é que o Festival de Inverno Bahia está chegando e que, tudo indica, vai bombar. Bom, a verdade é que se depender das novidades da Skol e das atrações musicais, vai mesmo. Na sexta-feira, por exemplo, quem se apresenta no palco da Arena Eletro – Rock Unopar é o grupo mais quente de Vitória da Conquista: Complexo Ragga. Formado pelo dj loro Vodoo e pelos rappers Jhonny Ranks e Supremo Mc, o Complexo vem se destacando, há algum tempo, no cenário alternativo de Vitória da Conquista. No ultimo dia 15, por exemplo, eles, através da Pedrada Produções, produziram a segunda edição da festa Boom Bass e trouxeram como convidado especial o dj Attoxa, grande produtor da cultura soundsystem lá pelas bandas de Salvador e região. Esse ano, o Complexo Ragga também participou do Festival da Juventude e de duas maneiras, diga-se de passagem. A primeira delas foi quando Russo Passapusso, vocalista do Baiana System, os convidou para subir ao palco e cantar algumas músicas com ele, na noite de sexta feira. Já no domingo, foi a vez dos próprios meninos do Ragga realizarem seu show e colocar o público para mexer. Agora, para o FIB, parece que eles já estão preparando algumas surpresas para o show, mas ainda estão silenciosos quanto a isso. Contudo, Complexo Ragga no Festival de Inverno Bahia é sinônimo de coisa boa. Com toda certeza, o show deles vai ser quente e quem não for vai perder.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)