Conquista agora tem um novo esporte: TAPEMBOL!

atlanta

Por Alexandre Marques

esport1

Foi realizado sábado (22) no Estádio Municipal Edvaldo Flores em Conquista, o curso de TAPEMBOL. Esporte criando na cidade mineira de Caeté pelo professor Marcos Aurélio Cândido Rocha, ou simplesmente “Markorélio”.

O tapembol já está sendo jogado em cidades mineiras além de Caeté, como Belo Horizonte, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Diamantina, Itabira, Pará de Minas, Betim, Contagem, Botelhos, Alvora de Minas, Crucilândia, Marilac, Bom Despacho, Nova Era, dentre outras.

modalidade 3

O tapembol é um jogo criado no espaço escolar, de forma coletiva, cuja maneira de vivenciar se baseia inicialmente em dar tapas na bola entre os participantes, trocando passes até o objetivo do gol. Outro fator característico do jogo, é que os fundamentos permitem somente até dois toques por vez, limitando em um ou dois o contato com a bola antes que ela seja passada para outro companheiro, fazendo com que cada um precise de todos, tornando ilimitada a participação efetiva de seus componentes.

As equipes são compostas por seis participantes de cada lado sendo classificados como um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. O goleiro é o principal defensor da área e articulador de jogadas. Não poderá tocar na bola fora da sua área, exceto lateralmente, bem como utilizar do corpo para que o adversário não tenha acesso a mesma. Não é permitido que se tenha condutas desleais como chutar a bola, utilizar as mãos fechadas, empurrar o adversário, etc.

O tapembol é praticado com uma bola própria para crianças e outra para adolescentes, no mesmo espaço utilizado para realização do futsal. A quadra possui ainda algumas particularidades, que são os pontos de vantagem (são quatro, ficando dois em cada linha lateral da defesa e dois no ataque, o qual é utilizado para cobranças de vantagens e trocas em substituições), a expansão da área (são as laterais esquerda e direita do gol, onde o goleiro atua como jogador, podendo dar até dois toques na bola) e a vantagem de área (cobrança feita por dois jogadores, na área, somente contra o goleiro), que dão características dinâmicas ao jogo.

Partindo do princípio que as regras garantem e se faz necessária a participação efetiva de todos os jogadores, o jogo foi intitulado como “um jogo de todos”, devido sua aceitabilidade, inclusão e respeito às diferenças. Quando dizemos que é “um jogo de todos” é porque ele também pode ser da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e de todos que tenham a vontade de praticar, não importando se é alto, magro, baixo ou gordo ou até mesmo que não tenha adquirido vivências de movimentações em outros esportes.

Segundo o criador do esporte o professor Markorélio, “A FALTA DE CONDIÇÃO FOI O PONTA PÉ INICIAL PARA TIVESSE A IDÉAIA DE CRIAR O TAPEMBOL, POIS A ESCOLA QUE EU TRABALHAVA A QUADRA ERA DE TERRA E NÃO TINHA NENHUM RECURSO”.

Hoje o tapembol já está sendo praticado em outros estados como ESPÍRITO SANTO (SERRA)MATO GROSSO (SORRISO)RIO DE JANEIRO (NITERÓI) e SÃO PAULO (ÁGUAS DE LINDÓIA, SANTA MARIA DE POSSE, ARTHUR NOGUEIRA, TORRINHA, SERRA NEGRA, MOGI e LINDÓIA), PARANÁ, BAHIA, SANTA CATARINA, MATO GROSSO DO SUL, ALAGOAS e agora na Bahia tendo Vitória da Conquista, Barra do choça e Itabuna. 



Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)