Conquista: Curso de Moda da Fainor promoveu seu primeiro desfile na noite de ontem

mundo vet

Por Mariana Kaoos

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Uma noite de céu limpo e estrelado. Uma casa de eventos com mega de estrutura, toda iluminada, proporcionando pessoas capacitadas para recebê-lo com extrema educação e servi-lo no que for possível. Ambiente clean decorado, com toques requintados, demonstrando muito bom gosto. Um palco todo preto no meio do salão e modelos, lindíssimas, desfilando por ele. Roupas. Muitas roupas de diferentes formatos e cortes e tecidos. Glamour. Criatividade. Ousadia. Elegância. Aplausos. Sorrisos. Satisfação.

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Foi exatamente assim que se deu a noite de ontem, 20, na casa de festas Limão Doce. O evento que lá ocorreu foi a primeira edição do Fainor Fashion Desing, desfile de moda promovido pelas formandas, junto com a coordenação do curso de moda, da Faculdade Independente do Nordeste. O objetivo da noite foi proporcionar um diálogo dos mais novos profissionais da área da moda com a sociedade de Vitória da Conquista e região Sudoeste. Ao todo, foram apresentadas oito coleções que surpreenderam e a animaram a plateia presente. Elas foram : Eco Fashion, Art Future, Comer com os olhos, Patchouli, Madame Pompadou, Grand Finale, Fio a Fio e Gótico Medievo.

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

O evento começou com um pocket show de Luiza Audaz e Davi Brandão. A dupla mostrou seu trabalhado autoral através de algumas canções como “Hora do Chá” e “Menino Blue”, além de reinterpretar outras canções, já consagradas, de alguns artistas brasileiros. “Água de Beber”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Samurai”, de Djavan, foram algumas delas. Na sequencia, a coordenadora do Colegiado do Curso Superior em Tecnologia de Design de Moda, Ana Cristiane Silva, deu início ao desfile.

Ana Cristiane afirma que o curso de moda da Fainor é algo de extrema valia para Vitória da Conquista. Primeiro porque a cidade já possui a tradição do vestir-se bem e, está sempre antenada ao mundo da moda e suas inovações. E segundo, porque o mercado pode gerar assim mais emprego e renda para a população. “Hoje em dia a indústria têxtil é a maior empregadora do país. E, como a nossa cidade é completamente voltada para a questão do varejo, ter um curso de desing de moda em Conquista é importante pelo ponto de vista da sustentabilidade. Aqui, as pessoas poderão gerir seu próprio negócio, trazer para o mercado produtos de qualidade e identidade própria e poder se sustentar através da profissão”.

As oito coleções apresentadas no desfile, exibiram em torno de quatro looks de acordo com a temática em que estavam inseridos. A proposta de Maione Lisboa Silva, por exemplo, foi voltada para a questão da sustentabilidade. Intitulada “Eco Chic”, sua exposição trouxe o reaproveitamento de materiais e alguns tecidos confeccionados a partir da reciclagem do pet. De acordo com ela, sua coleção foi direcionada para mulheres ligadas às questões sociais, ambientais, que questionam e seguem por caminhos diferentes do consumismo padrão. “Acredito que a moda pode estar sempre atrelada a alguma questão social e contribuir com ela de maneira direta e incisiva. A maneira como nos vestimos mostra também um pouco das crenças ideológicas que carregamos. Por isso é importante ficar sempre ligado ao que estamos passando de nós mesmas à sociedade, através do que vestimos”. Comentou.

O público, fervoroso, aplaudiu de pé as coleções apresentadas na noite de ontem. Após o final do desfile houve um coquetel de encerramento, onde designers, professores, familiares e alunos puderam confraternizar juntos o sucesso do evento. Com toda certeza, os que estiveram lá para conferir o Fainor Fashion Desing, já estão ávidos, a espera do próximo desfile.



Cultura, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)